Além da amplitude térmica com manhãs frias, outra característica do inverno brasilienses é a seca. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar pode chegar a 25% na tarde desta quarta-feira (28/6). Já as temperaturas devem subir um pouco mais e chegar a 27°C no período.
Saiba Mais
- Cidades DF Deputados distritais aprovam LDO para 2024 com estimativa de R$ 59 bi
- Cidades DF Criança de 2 anos morre afogada em piscina de condomínio, no Lago Sul
- Cidades DF Garis recolheram 7 toneladas de lixo durante desfiles das escolas de samba
- Cidades DF Dois homens são condenados por tentativa de homicídio no Gama
Pela manhã, os termômetros registraram mínima de 13,8°C na região de Águas Emendadas. “Apesar do aumento pela parte da manhã na temperatura mínima, a umidade, o vento e a temperatura ajudam a dar uma sensação de mais frio”, explica a meteorologista do Inmet Andrea Ramos. No dia anterior, o menor registro foi de 9,6°C no Gama.
Ainda no amanhecer, a umidade do ar ficou em 80%, sendo um pouco abaixo do visto nos últimos dias. “Atenção para a questão da umidade que começa a diminuir”, pontua Andrea. Sem indicação de chuvas, a meteorologista afirma que o tempo deve manter esse padrão nos próximos dias.
A especialista pontua que será um dia com queda de umidade, tendendo a ser mais seco. “Hidratação e protetor solar são importantes e merecem atenção nesse período. Ainda há pessoas fazendo atividades físicas nesses horários mais quentes e menos úmidos. É preciso tomar cuidado”, recomenda.
A Defesa Civil faz as seguintes orientações à população neste período:
- Tenha especial atenção com crianças, idosos e pessoas doentes.
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas.
- Beba bastante líquido.
- Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue-o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir.
- Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte.
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Saiba Mais
- Cidades DF "É preciso preservar o FCDF", afirma deputado Eduardo Pedrosa
- Cidades DF CPI: autores de ataque a bomba no aeroporto JK serão ouvidos na CLDF
- Cidades DF Saúde do DF vai receber R$ 74,25 milhões para compras de insumos até 2024
- Cidades DF PM que matou homem com tiro na cabeça após briga de trânsito é condenado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.