Fraude bancária

Supostos atendentes do BRB são presos e geram prejuízo de R$ 50 mil

Suspeitos se passavam por atendentes do BRB alegando que o cliente sofreu uma suposta fraude e pediam acesso à conta. Foram cumpridos nove mandados de prisão temporária

Pedro Marra
postado em 26/06/2023 10:15
Policiais da 38ª DP (Vicente Pires) prendem suspeito de fraude bancária -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Policiais da 38ª DP (Vicente Pires) prendem suspeito de fraude bancária - (crédito: PCDF/Divulgação)

Um grupo acusado de cometer fraudes bancárias foi alvo de uma operação, na manhã desta segunda-feira (26/6). A ação cumpriu nove mandados de prisão temporária e outros nove de busca e apreensão, no Distrito Federal, no Entorno e em Joinville-SC. Os alvos são oito homens e uma mulher. Os suspeitos se passavam por atendentes do Banco de Brasília (BRB) para aplicar o golpe. 

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Por meio da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires), a Polícia Civil do DF começou a investigação do caso em janeiro de 2023, após uma vítima, de 52 anos, procurar a unidade. No relato, a vpitima disse que tinha recebido uma ligação telefônica de uma pessoa que se passava pela Central Telefônica do BRB. Inclusive, o número que apareceu na tela do aparelho era idêntico ao da central de atendimento do banco, no qual é correntista.

Na ligação, após confirmar os dados cadastrais e financeiros da vítima, o atendente afirmou que a conta corrente sofria tentativa de fraude com a utilização de Pix suspeitos e que seria necessário transferir a ligação para a área de segurança do banco denominada de GEFRA (setor de fraudes). A ligação tinha os mesmos bips e músicas de espera da instituição financeira, o que fez a vítima acreditar que se tratava do banco verdadeiro.

  • Policiais da 38ª DP (Vicente Pires) prendem suspeito de fraude bancária PCDF/Divulgação
  • Policiais da 38ª DP (Vicente Pires) prendem suspeito de fraude bancária PCDF/Divulgação
  • Policiais da 38ª DP (Vicente Pires) prendem suspeito de fraude bancária PCDF/Divulgação

Transferida a ligação para a área de segurança, o segundo atendente informou à vítima que foram detectadas diversas tentativas de fraude na conta bancária e que seria necessário baixar um antivírus indicado pelo banco. Em seguida, o atendente orientou a vítima a acessar a loja de aplicativos no celular e buscar pelo aplicativo “anydesk” para instalar no aparelho.

Com o download, o criminoso pediu à vítima o código que apareceu no visor do aparelho, o que supostamente indicaria a quantidade de vírus que teriam sido encontrados. Ao fornecer o número indicado, o criminoso obteve o acesso remoto ao celular da vítima (serviço conhecido com espelhamento) e, com as senhas registradas no aparelho, acessou as contas bancárias.

Neste momento, o criminoso fez empréstimos e transferências para contas de terceiros. Segundo a 38ª DP, a vítima teve um prejuízo de R$ 50 mil reais entre transferências e empréstimos retirados da conta. Até a publicação desta reportagem, seis pessoas foram presas e três estão foragidas.

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