A escola de samba Unidos da Vicente é a grande campeã do grupo de acesso do desfile das escolas de samba do Distrito Federal. A consagração ocorreu na tarde deste domingo (25/6). As 13 escolas desfilaram no Sambódromo Marcelo Sena, em Brasília, no Eixo Cultural Ibero-americano, ao lado da Torre de TV. Com o título, a agremiação sobe para o grupo especial do carnaval pela primeira vez.
Fundada em 2013, o enredo escolhido pela agremiação foi "D’Oxum - Ora yê yê ô pra Vencer a Dor". A escola levou ao sambódromo o dilema de combate à pobreza, educação, e proporcionar ao público um lindo desfile (leia a letra abaixo).
A vice-campeã do grupo acesso foi a Capela Imperial de Taguatinga. A agremiação, a terceira mais antiga da história do DF, levou ao sambódromo o enredo Taguatingas: A Ave Branca.
Como só uma escola sobe para o grupo especial, a escola ficará no grupo de acesso para o próximo desfile, marcado para ocorrer em 2024.
Samba
"Oxum
Essência de mulher a nos guiar
Pro mar, deixa o rio purificar
Leva todo mal, força natural
Dona do ouro de ijexá
Correu o ilé, sua irê
Da águas pra nos proteger
Ye ye ô ô mar atravessou
Ye ye ô aqui então chegou
É o meu caminho pra vencer a dor
Orá ie ie ô
No Brasil
Com o sincretismo a pulsar
É nossa senhora pra iluminar
Eu vi mamãe na cachoeira
Vi sua alma guerreira
E as yaôs levando seu amor
Com fé no coração
Mãe menininha a estrela brilhou
E com ciata meus samba embalou
Senhora de todo emoção
Tu és minha fonte de inspiração
Vicente Pires é d'Óxum
Somos filhos dessa fé
Em seus rituais traz felicidade
E me banha em seu axé"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.