CARNAVAL

Segunda noite de desfiles de escolas de samba abrilhanta centro da capital

Segunda noite de desfiles abrilhanta sambódromo de Brasília. Qualidade apresentada pelas alegorias das escolas de samba impressiona o público

Pablo Giovanni
Mila Ferreira
postado em 25/06/2023 07:00
 (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Três escolas de samba do grupo especial e três do grupo de acesso desfilaram, na noite desse sábado (24/6), na passarela do sambódromo Marcelo Sena, no Eixo Cultural Ibero-Americano, em Brasília. Acadêmicos do Riacho Fundo II, Capela Imperial de Taguatinga e Acadêmicos de Santa Maria compuseram o grupo de acesso. Mocidade do Gama, Bola Preta de Sobradinho e Acadêmicos da Asa Norte — a campeã do último desfile, em 2014 — fecharam a noite compondo o grupo especial. 



Com o enredo "Vinho português e a cachaça brasileira", a Acadêmicos do Riacho Fundo II foi a primeira a desfilar no sambódromo. A agremiação almeja o acesso ao principal grupo do carnaval do DF. Após, a Capela Imperial de Taguatinga veio à avenida com o enredo "Taguatingas: A Ave Branca", trazendo as belezas da região, exaltando a ave branca, que é o símbolo da região administrativa. A agremiação é a terceira escola mais antiga do carnaval da capital federal.

Dentre as agremiações que estão no grupo de acesso e que desfilaram, a Acadêmicos de Santa Maria desfilou com o enredo "No voo da Coruja! O folclore que encanta o Pará". A escola decidiu homenagear a região norte brasileiro, além de danças típicas e tradicionais, como o amor idílico — chamado de Siriá — e carimbó, uma das mais tradicionais do país. 

Homenageando Jorge da Capadócia, que renunciou à vida de soldado pela fé em Cristo, a Mocidade do Gama desfilou no fim da noite, buscando o tão sonhado título do grupo especial. O enredo escolhido pela escola foi "Jorge da Capadócia — Santo Guerreiro: Mocidade canta em devoção". Disputando também o principal título do carnaval do DF, a Bola Preta de Sobradinho, nos seus 49 anos de existência, nunca ganhou o almejado troféu. O tema escolhido pela escola foi "O jeito bola de ser — No bonde do Bola Preta você é o eterno folião".

Com enredo "Mulheres pretas do Brasil", a Acadêmicos da Asa Norte foi a última a desfilar, já na madrugada deste domingo (25/6), contando a história de mulheres que se destacam na história do Brasil, além da mulher simples e trabalhadora. 

Satisfação

Para o carnavalesco Milton Cunha, a responsabilidade de ter comandado a celebração dos desfiles das escolas de samba da capital federal é muito importante, principalmente pelas escolas estarem a tanto tempo fora da avenida. "São 13 comunidades se apresentando aqui. É a chance de costureiras, pintores, escultores, ferreiros, compositores, cantores, dançarinos mostrarem que sabem fazer arte. Faço escola de samba para mostrar o quanto as comunidades são lindas e também sabem fazer arte", disse.

"Só sai notícia barra pesada dessas comunidades, então é importantíssimo essas comunidades poderem se apresentar no centro da capital. Foram nove anos sem desfile. O público estava ávido, havia um grito entalado na garganta", completou.

A subsecretária de Inclusão e Diversidade Cultural do DF, Sol Montes, parabenizou todas as escolas que desfilaram nos dois dias, principalmente porque as agremiações inovaram nos seus sambas-enredos. "Todas as escolas desfilaram com um número maior de componentes do que o número mínimo exigido. Foi muito bonito. Muito capricho, muito respeito, muita alegria na cara. Vale muito a pena pra gente saber que alcançamos milhares de pessoas e elevamos a autoestima dessas comunidades", pontuou.

A partir das 14h, representantes das escolas que compõem o grupo de acesso retornam à avenida para a apuração dos votos. Às 16h, será a vez do grupo especial, para a consagração da campeã do carnaval fora de época do Distrito Federal.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Desfiles das escolas de samba  marcam o carnaval fora de época em Brasília
    Desfiles das escolas de samba marcam o carnaval fora de época em Brasília Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press
  •  24/06/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF.  Desfile das escolas de samba (carnaval fora de época em Brasília) próximo a Funarte.
    24/06/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Desfile das escolas de samba (carnaval fora de época em Brasília) próximo a Funarte. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press.
  •  Passarela do samba foi instalada no espaço da antiga Funarte, na área central
    Passarela do samba foi instalada no espaço da antiga Funarte, na área central Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Escolas de samba

Grupo especial

Unidos do Cruzeiro (Aruc)
Acadêmicos da Asa Norte
Mocidade do Gama
União da Vila Planalto
Bola Preta de Sobradinho
Águia Imperial de Ceilândia

Grupo de acesso

Capela Imperial de Taguatinga
Acadêmicos de Santa Maria
Unidos da Vila Paranoá
Coruja Serrana
Unidos do Varjão
Unidos de Vicente Pires
Acadêmicos do Riacho Fundo II

Show do Rei na Romaria de Trindade (GO)

O cantor Roberto Carlos fará um show especial, e com entrada franca, na Romaria de Trindade (GO), hoje, no estacionamento do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, às 21h.

Nesta edição, a festa na cidade goiana localizada a cerca de 220km da capital federal, considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, tem como tema O Pai Eterno nos chama e envia e se estende até o próximo domingo, com ampla programação.

Durante os dez dias de festa, iniciados que teve início na última terça-feira, os fiéis participam de cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões, 24h por dia. A expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas passem pela cidade.

Para a festa deste ano, o reitor do Santuário do Pai Eterno, Pe. Marco Aurélio Martins, junto com a comunidade, não poupou esforços para viabilizar a participação de Roberto Carlos na Romaria. "Entendemos que estamos num tempo importante de virada no modo de promover a Romaria e o Roberto Carlos e sua música pode nos ajudar a fazer essa reformulação com sua arte", pontua o padre.

"Ele é conhecido e amado do nosso povo e sempre foi atencioso com os temas da fé. Em muitos momentos da vida das gerações que vêm dos anos de 1960, Roberto Carlos ajudou, inclusive, a rezar. Quem nunca cantarolou com o coração aquecido a música Jesus Cristo? Todo mundo. Como excelente artista que ele é, o Roberto soube sempre ler a nossa alma", completou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação