Emerson Gabriel Oliveira Barros, de 11 anos, pedalava pela DF-270, em São Sebastião, quando foi atropelado na noite de terça-feira (20/6). O garoto foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na tarde do dia seguinte. O condutor fez o teste do bafômetro no local, que constatou a ingestão de bebida alcoólica. A 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) investiga o caso.
Saiba Mais
Segundo o boletim de ocorrência, em depoimento, o chacareiro Valdinei Nunes de Brito, 40 anos, relata que dirigia pela DF-270 dentro da velocidade permitida pela via, que é de 60km/h, quando passou por um grupo de pessoas que caminhavam ao lado da pista. Cerca de 20 metros a frente, se deparou com o ciclista que pedalava no meio da pista.
O motorista conta ainda que a bicicleta não tinha sinal luminoso e a pista também não tinha iluminação, além de não ter sinalização e acostamento. Ele conta que tentou desviar, jogando o carro para a pista contrária, mas que mesmo assim acertou o garoto com a parte frontal direita do carro. Assim que percebeu que havia colidido, Valdinei ressalta que parou o carro. Ele destaca ainda chamou o socorro dos bombeiros e acionou a Polícia Militar, esperando no local do acidente.
De acordo com o depoimento de Valdinei, ele estava com o carro do patrão e havia saído da chácara onde trabalha para comprar algumas coisas e entregar um documento para o filho dele. O motorista disse ainda que, por volta de 17h30, bebeu uma dose de cachaça e que não ficou com a percepção alterada, além de tentar prestar o máximo de socorro no momento do acidente.
Quando os policiais militares chegaram ao local, encontraram uma aglomeração de pessoas e a vítima, que apresentava lesões na cabeça e estava confusa. O motorista foi submetido ao teste do bafômetro que testou positivo para ingestão de bebida alcoólica, com 0,12mg/L de ar expelido pelos pulmões. Pelo Código de Trânsito Brasileira, o crime de embriaguez se caracteriza quando o teste de etilômetro dá igual ou superior a 0,34 mg/L. A PM encaminhou o condutor até a 30ª DP para as providências cabíveis e o veículo levado para perícia.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, Emerson foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhado inicialmente para a UPA de São Sebastião. Por conta da gravidade dos ferimentos, ele foi levado depois para o Hospital de Base, onde passou por uma cirurgia em razão de um sangramento na cabeça e no tórax. No entanto, na tarde de quarta-feira (21/6), o garoto morreu devido aos vários traumas causados pelo atropelamento. O corpo do garoto será velado na tarde deste sábado (24/6), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.
O Correio tentou contato com o motorista e os familiares de Emerson, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto.
Saiba Mais
- Cidades DF Águia Imperial de Ceilândia traz raízes africanas para enredo em desfile
- Cidades DF Em busca de mais um título, Aruc traz enredo sobre resistência do samba
- Cidades DF Programa Jovem Candango abre 1,8 mil vagas para pessoas entre 14 e 18 anos
- Cidades DF Mais um coração é transportado por aeronave do Detran-DF; veja vídeo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.