A aeronave Sentinela, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), realizou mais um voo para trazer um coração destinado a transplante que salvará a vida de uma pessoa. A cirurgia será realizada pelo Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).
O coração, que veio de Maringá (PR), chegou até a Base Aérea de Brasília em um voo da FAB e a Unidade de Operação Aérea do Detran (UOPA) concluiu o traslado até o Instituto de Cardiologia, onde a cirurgia vai ser realizada. Esse é o 52º transplante feito no DF.
O transporte de órgãos é realizado pela UOPA desde 2015, após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Saúde/SAMU e o Detran. As missões da unidade abrangem somente a capital federal, mas a equipe já realizou três voos para Goiânia.
Desde o início das operações, o Detran/DF transportou 65 órgãos: 52 corações, quatro fígados, um rim e seis córneas. Em 2022, foram 19 transportes e o Sentinela captou sete corações para transplante. A UOPA acumula mais de 7.000 horas de voo em 7.433 missões realizadas.
Saiba Mais
- Brasil Conheça os principais mitos sobre doação de sangue
- Ciência e Saúde Por que ainda não é possível fazer um transplante de cérebro
- Ciência e Saúde Cientistas criam primeiro embrião humano sintético em laboratório
- Ciência e Saúde Criação do primeiro embrião humano sintético desperta questões éticas
- Ciência e Saúde Fumar e beber reduz expectativa de vida de notívagos
- Brasil Empresas de diálise enfrentam crise e temem interromper atendimentos ao SUS
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.