saneamento

Conta de água será reajustada em 5% a partir de 1º de agosto, diz Adasa

O aumento foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF), desta sexta-feira (23). A agência prevê novo reajuste da tarifa em maio de 2024 de 1,88%.

Laezia Bezerra
postado em 23/06/2023 19:14
 (crédito: Crédito: Júlio Lapagesse/CB/D.A Press. )
(crédito: Crédito: Júlio Lapagesse/CB/D.A Press. )

O reajuste anunciado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF), desta sexta-feira (23). O valor será acrescido nas tarifas de abastecimento de água e esgoto e de imóveis da capital. A agência prevê novo reajuste da tarifa em maio de 2024 de 1,88%.

"O processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) é uma solicitação da Caesb devido à perda de receita relativa ao Reajuste Tarifário Anual de 2022, que deveria ter sido aplicado em 1º de junho do ano passado e só foi feito em 1º de janeiro de 2023. Isso gerou um desequilíbrio econômico-financeiro do contrato e a companhia recebeu uma receita inferior ao longo de 7 meses, de junho a dezembro/2022", explica a Adasa.

Reajustes

Ainda de acordo com a agência, o aumento total será de 6,88%, aplicado a todos os usuários, residenciais e não residenciais (comércio, indústria e poder público). O percentual será dividido em duas parcelas, sendo que 5% serão aplicados nas tarifas a partir de 1º de agosto e o restante 1,88% em 1º de junho de 2024. 

Em junho do ano passado, o reajuste nas tarifas dos serviços de água  proposto pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi de 9,56% nas contas residenciais e 7,47% nas empresariais. 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação