A ex-deputada distrital Liliane Roriz terá de cumprir mais de 1,3 mil horas, ou 54 dias completos, de prestação de serviços comunitários após a Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (VEPEMA) determinar o cumprimento da sentença pelos crimes de corrupção eleitoral e falsidade ideológica.
Além da prestação de serviços, a filha do ex-governador Joaquim Roriz terá de pagar R$ 92 mil por prestação pecuniária, além de 17 dias-multa. A ex-distrital foi condenada a três anos, nove meses e 11 dias. A decisão foi proferida pela juíza Bianca Fernandes Pieratti, na segunda-feira (19/6). Na mesma decisão, a magistrada também rejeitou um pedido da defesa de Liliane para tentar reconhecer a prescrição dos crimes.
“No caso em análise, não se vê a presença de quaisquer dos requisitos legais para o provimento dos embargos, pois a decisão 383.1 enfrentou as teses apontadas pela defesa, inclusive, em mais de uma oportunidade, conforme apontado na mencionada decisão”, escreveu a juíza.
“Assim, o pleito da defesa é de reforma de capítulo do julgado, pois tem a pretensão de alterar o seu mérito e não de integrá-lo ou mesmo esclarecê-lo, como é a permissão legal”, concluiu Pieratti.
Ao Correio, a defesa da ex-parlamentar afirmou que a decisão tomada pela juíza é completamente contrária ao que já foi decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A deputada foi absolvida de uma das acusações e sobre a outra, vamos recorrer, assim que notificados”, disse o advogado Marcos Paulo.
Condenação
Em primeira instância, Liliane Roriz recebeu a sentença de quatro anos, cinco meses e oito dias de prisão, em regime semiaberto, além de 20 dias-multa, no valor de R$ 52.800,00. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reduziu a pena para três anos, nove meses e 11 dias, além de diminuir de 20 para 17 a quantidade de dias-multa.
Com a redução no TSE, Belinati determinou a substituição da prisão de regime semiaberto, para duas penas restritivas de direito, que agora estão sendo fixadas pela VEPEMA.
Saiba Mais
- Cidades DF Tempo: DF terá máxima de 27°C e dia seco com umidade do ar em 25%
- Cidades DF Meio Ambiente discute ordenamento territorial do DF disponibilidade de água
- Cidades DF CPI do DF ouve ex-GSI, general G. Dias, sobre atos do 8 de janeiro; acompanhe
- Cidades DF Paula Belmonte anuncia fim do bloco parlamentar 'A Força da Família'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.