O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comemorou, na manhã desta quarta-feira (21/6), a aprovação do relatório do senador Omar Aziz (PSD-AM) do Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023 — que institui o novo marco fiscal — na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. O documento deixa o Fundo Constitucional do DF (FCDF) fora do arcabouço fiscal, salvando o recurso do teto de gastos.
"Agradecer o trabalho dos nossos senadores, nós conseguimos retirar a proposta que existia de [incluir no arcabouço fiscal] Fundo Constitucional, com apoio do senador Omar Aziz e todos os senadores, isso ia prejudicar muito a nossa cidade e, com o trabalho conjunto de todas as lideranças políticas e com apoio integral do MDB, retiramos", declarou Ibaneis em discurso proferido em evento na sede do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no Lago Sul, em Brasília. A declaração foi feita logo após a aprovação do relatório na CAE.
- Omar Aziz acata pedido e retira FCDF do Arcabouço Fiscal; entenda
- Senadora vai apresentar emenda que exclui o FCDF das restrições do Marco Fiscal
- Veja quem votou contra a retirada do Fundo Constitucional do teto de gastos
Na ocasião, o governador lembrou ainda que, após aprovação no plenário do Senado, a proposta precisa voltar à Câmara dos Deputados. "Agora, vamos precisar muito do (deputado) Isnaldo Bulhões lá na Câmara, do (deputado) Baleia Rossi, o projeto está sendo votado pelos deputados e vamos unir todos em torno dessa proposta que mantém o Distrito Federal em pleno funcionamento", destacou Ibaneis.
Por fim, o emedebista enalteceu os políticos do seu partido. "Alegria de ser emedebista. É o meu primeiro partido, estou no meu segundo mandato de governador da cidade. É uma cidade eminentemente emedebista desde Joaquim Domingos Roriz, tivemos Tadeu Filippelli. Nós já somos a maior bancada da CLDF, com a filiação da deputada Jaqueline Silva, e vamos ampliar amanhã com a filiação da Doutora Jane Klebia", disse o governador.
"Nós passamos a ter uma bancada expressiva na nossa cidade e o MDB cada vez cresce mais com mais filiações. E nós vamos trabalhar muito para ajudar os nossos prefeitos no ano que vem. Nós não temos eleição municipal aqui no DF, mas temos a disposição de levar essa toada do MDB junto com o Entorno aqui da nossa região de Goiás, de Minas Gerais, todos esses que estão próximos e que se utilizam do serviços aqui da nossa capital", lembrou Ibaneis.
Nas redes sociais, o governador divulgou um vídeo de um discurso feito na última semana, em evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). "Precisamos manter as regras atuais do Fundo Constitucional do DF para termos as rédeas da nossa política na mão daqueles que foram eleitos pela população e atender as demandas daqueles que mais precisam", escreveu o governador.
Saiba Mais
- Cidades DF Mulher desaparecida há 13 dias no Recanto da Emas é encontrada
- Cidades DF Subsecretário está entre investigados em operação contra fraude na Educação
- Cidades DF Veja quem votou contra a retirada do Fundo Constitucional do teto de gastos
- Cidades DF Políticos do DF reagem à aprovação do arcabouço em comissão do Senado
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.