Cultura

A poucos dias dos desfiles, secretário revela ansiedade: "A pista vai tremer"

Serão 13 agremiações que irão desfilar entre entre sexta-feira (23) a domingo (25). O show de gala ocorrerá no encerramento, no terceiro dia, junto com a apuração dos votos das campeãs dos dois grupos

Pablo Giovanni
postado em 19/06/2023 20:21
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Em entrevista ao Correio, o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, não esconde a alegria após o retorno do Carnaval das escolas de samba do Distrito Federal, marcado para o próximo fim de semana. O titular da pasta acredita em um "Carnaval em pleno São João" muito bonito. Ao todo, serão 13 agremiações divididas em grupo de especial e o grupo de acesso.

“As escolas de samba estão voltando, dando a volta por cima, depois de quase uma década longe das pistas. Agora elas podem mostrar todo o seu potencial, com todo esplendor e brilho. A pista vai tremer e as arquibancadas irão balançar neste fim de semana”, contou.

O desejo do governo era de que o desfile ocorresse no aniversário de Brasília, em 21 de abril, mas uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apresentou questionamentos no certame, e a pasta de Cultura refez o processo. Entre as que buscam conquistar o título de escola de samba do Distrito Federal, estão agremiações como a Unidos do Cruzeiro (Aruc), detentora de 31 vitórias — sendo oito seguidas, União da Vila Planalto e Bola Preta de Sobradinho (veja todas as escolas abaixo).

O show de gala ocorrerá no encerramento, no terceiro dia, junto com a apuração dos votos das campeãs dos dois grupos.

Grupo especial
-Unidos do Cruzeiro (Aruc)
-Acadêmicos da Asa Norte
-Mocidade do Gama
-União da Vila Planalto
-Bola Preta de Sobradinho
-Águia Imperial de Ceilândia

Grupo de acesso
-Capela Imperial de Taguatinga
-Acadêmicos de Santa Maria
-Unidos da Vila Paranoá
-Coruja Serrana
-Unidos do Varjão
-Unidos de Vicente Pires
-Acadêmicos do Riacho Fundo II

Interdições

O trânsito na Via S1 será alterado nesta terça-feira (20/6) para o desfile das escolas de samba do DF. As mudanças começam a ser feitas a partir das 23h desta segunda-feira (19/6), com a interdição de três faixas da via, entre o Clube do Choro e o Eixo Cultural Ibero-Americano.

As alterações seguem até o fim de semana e antecedem o evento, que ocorre entre sexta-feira (23/6) e domingo (25/6). Segundo o Coronel Edvã Sousa, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, a ação foi necessária para abrigar os carros alegóricos que participarão do desfile, e que ficarão estacionados nas vias próximas ao canteiro central.

A passarela será montada no Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte). A organização do trânsito nas vias próximas ficará por conta da Polícia Militar (PMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF). Policiais estão no local para auxiliar na fluidez do trânsito, mas é recomendado que os condutores procurem vias alternativas, como as internas do Parque da Cidade.

Além disso, para dar maior segurança à cerimônia, será montada uma Cidade Policial ao lado da Torre de TV. O local servirá como um ponto de apoio aos agentes e comandos móveis das corporações que atuarão no evento. A passarela leva nome do sambista Marcelo Sena, que faleceu no final de janeiro em decorrência de um câncer de próstata.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação