Os brasilienses que acordaram cedo nesta segunda-feira (19/6) notaram que o dia amanheceu bem mais frio do que as manhãs do fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal registrou a menor temperatura do ano, com 9,2°C. O clima gélido ocorreu no Gama, mesma cidade em que a temperatura mais gélida de 2023, até então, havia sido registrada — em 20 de maio, os termômetros do local capturaram 9,6ºC.
A meteorologista Andrea Ramos destaca que as pessoas podem ter sentido mais frio ainda do que o indicado nos termômetros. “Em alguns pontos, pode ter dado uma sensação térmica menor por conta dos ventos e da umidade alta”, comenta. A umidade relativa do ar pela manhã estava em torno de 95%.
Segundo Andrea, uma massa de ar frio atua no Distrito Federal e impossibilita a formação de chuvas. “ Essa massa é mais fria do que seca, então ainda temos essa umidade mínima em torno de 30%”, ressalta. A temperaturas máximas devem chegar a 28°C na parte da tarde.
Frio e poucas nuvens podem marcar a semana
Para a semana, a meteorologista avalia que o frio permanece e o céu fica aberto com poucas nuvens. “Tendência de nebulosidade variando ao longo do dia, mas sem chuvas, além de ventos de fracos a moderados, principalmente à tarde”, destaca.
Mesmo com a previsão de um leve aumento da nebulosidade a partir de quarta-feira (21/6), a especialista descarta a ocorrência de chuvas. “No dia 21, entramos na estação do inverno e a característica maior dela é o frio que inibe a formação de chuva”, explica.
Saiba Mais
- Cidades DF Ciclista fica gravemente ferido após colisão com motocicleta no Gama
- Cidades DF Sem pagar pensão a filhos, 5 são presos no DF pela Operação Anjo Gabriel
- Cidades DF Homem de 26 anos morre afogado no Lago Paranoá
- Cidades DF Farmácias de Alto Custo do DF ampliam estrutura de atendimento
- Cidades DF Homem de 23 anos morre após capotamento, em Planaltina
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.