Inaugurado há uma semana com a proposta de desafogar o engarrafamento no centro da região administrativa, o túnel de Taguatinga — batizado de Rei Pelé — era aguardado há pelo menos três anos pela população. O Correio esteve na obra, que ainda não foi totalmente concluída, para conversar com motoristas, pedestres e comerciantes sobre as impressões e os impactos causados no trânsito local após a liberação das vias subterrâneas.
Motorista de aplicativo, Ruan Souza, 30 anos, roda bastante pela região e passou pelo centro de Taguatinga diversas vezes durante a obra. Ele acredita que ainda é cedo para fazer uma avaliação precisa. "Não tem como tirar uma base de como está o fluxo, por conta da reforma na via Estrutural. Muitas pessoas estão vindo de lá e passando pelo centro para evitar o trânsito que tem se formado com as obras na pista", comenta o morador da QNL. Ele conta que, mesmo após a inauguração, já pegou engarrafamento nos horários de pico, mas acredita que está tranquilo nas demais horas do dia.
Assim como Ruan, o gerente de redes Victor Marinho, 33, também avalia com ponderação os impactos causados no trânsito após a inauguração. "Vamos esperar mais uns dias para ver se realmente vai ficar bom", pontua o morador de Taguatinga Norte, que usa o transporte público frequentemente para trabalhar no Plano Piloto. Circulando pela região há anos, ele opta por andar de metrô, mas comenta que conhece pessoas que estão deixando de passar pelo centro e pegando o metrô em Ceilândia para evitar a obra. "O fluxo de pessoas diminuiu no centro de Taguatinga. Esse horário era para ter mais gente", analisa, acrescentando que é necessário ainda fazer o acabamento da parte superior do túnel.
Para o entregador de aplicativo Gabriel Castilho, 21, o trânsito no horário da manhã está bom na região, mas piora no fim da tarde. "Depende do horário que as pessoas passam por aqui. Depois das 18h tem engarrafamento e acho que continua a mesma coisa ou até pior do que antes", frisa. O morador de Vicente Pires conta que, por causa das mudanças no trânsito, quase sofreu um acidente na semana passada. "Por mais que esteja de moto, continua difícil", ressalta.
Trabalhando como brigadista há três anos na Feira dos Importados de Taguatinga, Rafael Rodrigues, 31, vê o trânsito um pouco melhor após a abertura do Túnel Rei Pelé, mas destaca que o afunilamento das vias para quem desce a Via Estádio tem complicado a vida dos motoristas da região. "Além desse gargalo, tem a questão dos ônibus que, para mim, ficou um pouco desorganizado. Retiraram a parada que ficava próximo a feira e os ônibus param no meio da rua, impactando o trânsito", comenta. "Falta organização, porque a obra deveria melhorar o fluxo", conclui o morador de Ceilândia.
Fátimo de Moraes, 59, também critica a questão das paradas de ônibus na região. "Está confuso para quem precisa de transporte público. Muitas pessoas que vêm do Entorno param em pontos distantes e têm que andar muito. É o que ouço de reclamação", ressalta o atendente de um quiosque no centro de Taguatinga. Para ele, o trânsito vai melhorar mais quando os ônibus voltarem a passar pela área central, porque, no momento, estão circulando pela Avenida das Palmeiras. "Não terminou ainda essa obra, falta acabar essa parte de cima e arrumar a pista exclusiva dos ônibus para vermos como fica a situação toda", avalia o morador da região.
A aposentada Maria José Costa, 61, estava curiosa para ver por dentro do túnel. "Não vi ainda como ficou a obra e quero aproveitar para passar", comenta a moradora de Samambaia Sul, enquanto abastecia em um posto na região central de Taguatinga. Ela conta que, quando ainda estava em obras, passou pelo centro e encarou muito trânsito. "Estava terrível. Agora está mais tranquilo, como ainda falta finalizar, acho que pode melhorar ainda mais, com certeza", salienta, completando que, ao olhar para a parte superior, ainda parece inacabado e é necessário aguardar para ver a conclusão.
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Comércio
Comerciante na Feira dos Importados há 19 anos, Milton Alves, 61 anos, ressalta que o período de obras foi muito difícil para os trabalhadores locais, atrapalhando o funcionamento da feira. "O fluxo de pessoas vai ser bom e, para a feira ficou ótimo, estão fazendo a parada de ônibus em frente que vai trazer mais clientes para nós. Teve transtorno, mas melhorou", avalia. Morador de Vicente Pires, ele acredita que o trânsito já está menos intenso também. "Ainda tem fluxo de engarrafamento, mas não é tanto como era antes da inauguração do túnel. Quando finalizarem as obras, vai melhorar mais ainda", acentua.
Ao contrário de Milton, a vendedora Raquel Lopes, 19, não está tão positiva em relação à melhora nas vendas e no trânsito após a abertura do túnel. "Era para ter dado mais movimento desde a inauguração. Quando estava fechado, estávamos quase sem clientes aqui, mas a expectativa da gente era de que o movimento melhorasse muito depois. Estávamos contando com isso", acentua. Ela conta que, no fim de semana que antecedeu a abertura, teve fluxo grande de pessoas. "Desde então, está um paradeiro. E ainda tem poeira das obras", pontua a jovem moradora de Águas Lindas (GO).
Obra inacabada
Apesar da entrega do Túnel Rei Pelé, a obra na região não foi concluída. Iniciada em julho de 2020, a Boulevard do Centro de Taguatinga terá ainda a conclusão do paisagismo, revitalização das calçadas e estacionamentos ampliados, além de algumas vias de obras viárias. Na inauguração da parte subterrânea, o secretário de obras, Luciano Carvalho, destacou que o governo já tem todos os contratos feitos para a execução e prevê a conclusão das obras em três meses.
A falta de conclusão levou ao fechamento, ontem, por cerca de 30 minutos, do túnel. Segundo o GDF, por volta das 14h, o trânsito foi desviado para que fossem realizados ajustes na iluminação e para a segurança dos usuários.
Em nota, a Secretaria de Obras disse que optou pela entrega do túnel, antes da conclusão, para reduzir os impactos no trânsito da região e que outras alterações estão previstas para melhoria da malha viária para quem utiliza o Centro de Taguatinga como passagem. "Está em andamento a obra de alargamento da via em trecho da Elmo Serejo, próximo à Feira dos Importados. Esse serviço já estava previsto. No entanto, optamos por liberar o tráfego de veículos no túnel antes de sua execução para, desta forma, minimizar os transtornos aos motoristas. Também optamos por aproveitar a redução no tráfego em virtude do feriado", diz o comunicado.
Na parte superior, o fluxo concentrará veículos do transporte público, como o BRT, além de moradores e pessoas interessadas em passear pela região central da região administrativa. Já o túnel, que tem 1.010 metros de extensão, é destinado para a circulação dos carros que vão seguir da EPTG para a Ceilândia e vice-versa. Vias marginais na Boulevard darão acesso às Avenidas Comercial e Samdu Sul e Norte.
Sobre os estacionamentos no Centro de Taguatinga para atender a população e o comércio, o secretário destacou, na ocasião da entrega da obra, que terão vagas nos dois lados da avenida, mas não em toda a pista. "Assim como antes da obra, havia locais em que o espaço era insuficiente. Então, é parecido com o formato que tinha antigamente, serão repostos os estacionamentos nesse momento de obras no boulevard", conclui Carvalho.
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