Esta sexta-feira (9/6) será de sol e poucas nuvens na capital federal. Porém, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia deve começar em clima ameno. O termômetros marcaram temperatura mínima de 12ºC nesta madrugada. À tarde é outra história, a temperatura aumenta e a máxima deve chegar ao 28ºC.
A umidade relativa do ar ficou em 90% pela manhã, mas deve alcançar os 30% nos períodos mais quentes do dia. De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, essas são características normais para o período. “São condições normais dessa época do ano. Veja que a temperatura não está passando dos 28ºC.”
Quem vai curtir o feriadão também pode ficar tranquilo, pois não haverá mudanças bruscas na previsão do tempo, que tende a se manter ao longo dos próximos dias, com temperaturas variando entre 12ºC e 26ºC, e pouca chance de chuva.
Cuidado com a secura
Apesar do clima favorável, o ar seco tende a aumentar a possibilidade de incêndio nesta época do ano. “No verão temos chuva, então o solo fica úmido. Com o período seco, que começou no início de maio, o solo fica desidratado. Com isso, se a temperatura ficar relativamente elevada, qualquer ponta de cigarro é capaz de iniciar fogo em grandes proporções."
Além disso, o meteorologista também destaca o cuidado com a saúde, pois o período também favorece doenças ligadas à baixa umidade do ar. “Um clima seco, pode trazer risco não só para o meio ambiente, mas também à saúde. Algumas pessoas podem sentir as narinas sangrarem, a garganta ficar seca e arranhar. Por isso, é importante se hidratar e tomar outros cuidados necessários.”
Saiba Mais
- Cidades DF Saúde fará 849 cirurgias em hospitais privados para reduzir fila
- Cidades DF Obesidade é fator de risco para câncer de próstata, diz urologista
- Cidades DF Após ataque de onças, moradores de Valparaíso fazem vigília
- Cidades DF Missa de Corpus Christi reúne 70 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios
- Cidades DF Primeira mulher transexual da FAB, Maria Luiza sofre acidente de carro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.