Feriado de Corpus Christi

Veja opções de lazer para curtir a cidade no feriado prolongado

Confira a programação do que abre e fecha durante o Corpus Christi, nesta quinta-feira (8/6). Por todo o Distrito Federal e Entorno, o que não falta é lugar para descansar ou para o lazer

João Carlos Silva*
postado em 07/06/2023 06:02 / atualizado em 07/06/2023 06:03
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Uma das celebrações mais populares da Igreja Católica, o dia de Corpus Christi também é um dos feriados mais aguardados pelos brasileiros, por ser celebrado sempre às quintas-feiras. Especialmente para aqueles que querem emendar a folga de meio de semana com a sexta-feira (9/6) — uma vez que o GDF decretou ponto facultativo —, é motivo para uma boa viagem e para uma fuga do dia a dia do trabalho. Mas há quem vá ficar pela cidade e quer, por aqui mesmo, curtir momentos de descanso e lazer. Opções não faltam. São cachoeiras espalhadas por várias localidades do Distrito Federal e do Entorno e espetáculos com muita cultura brasiliense. Para quem quer cuidar da saúde, ainda serão realizadas campanhas de imunização. 

Como opção de lazer para o feriado, as cachoeiras encontradas pelo DF e Entorno são interessantes para aqueles que procuram um momento de proximidade com a natureza e uma hospedagem em locais de tranquilidade.

Cachoeiras

Em um complexo com mais de 10 opções de cachoeira, dentro da reserva natural, o Poço Azul, em Brazlândia, têm trechos muito próximos às estradas da região. Para chegar até as quedas d'água, os visitantes precisam percorrer curtos percussos de 1km e 2km. A região ainda conta com almoço no local. Caso os turistas queiram, também podem levar seus alimentos. O local fica aberto das 7h às 18h.  

Outra opção para quem procura belezas naturais é o santuário ecológico Chapada Imperial, que fica a 50km de distância do centro de Brasília. A reserva conta com boas trilhas, onde os visitantes podem admirar animais da fauna do cerrado, canionismo — que consiste em explorar, vertical ou horizontalmente, cursos d'água, como cachoeira, rios, riachos e córregos — e escalada. Para aproveitar o local, os interessados podem entrar em contato com a administração do santuário pelos números (61) 99996-1601 ou (61) 99961-9068.

Parques

Para o feriado, o Parque Olhos d'Água funcionará normalmente, das 5h30 às 21h. O espaço de 21,54 hectares proporciona um momento de proximidade dos visitantes com a fauna e a flora local, além de contar com trilhas e atividades culturais, como encontros de yoga, tai chi chuan ou meditação. O Parque fica na Quadra 413/414 Norte e tem entrada franca.

Tradicional ponto de encontro das famílias brasilienses, há décadas, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek funcionará normalmente, durante o feriado de Corpus Christi. O espaço conta com pistas para caminhada, corrida, ciclovias, brinquedos, quadras poliesportivas, parque infantis — entre eles o Ana Lídia — e eventos culturais gratuitos e pagos por todos os lados. Para aqueles que gostam de emoção, ainda tem o Nicolândia, que abre das 11h às 20h e conta com equipamentos de tirar o folego.

Mas há quem gosta de mais verde. Localizado no Lago Sul, o Parque Jardim Botânico de Brasília abre a partir das 9h. Sempre movimentado, o local fecha às 17h.

Cultura

Para opções de lazer voltadas à cultura e a arte, a programação do Cine Brasília terá funcionamento normal, com abertura marcada para às 10h e último exibição de filme programada para às 20h. A partir de amanhã, o Cine Brasília recebe o VIII Festival Internacional de Cinema LGBTQIAPN+, até 15 de junho. O evento tem entrada gratuita e a fila das sessões é formada por ordem de chegada.

A programação conta com 26 obras audiovisuais de 18 países diferentes, incluindo longas metragens, curtas de ficção, documentários e exibição dos seis episódios da série holandesa Anne. O Festival visa dar a produções LGBTQIAPN+ e contará também com formato on-line a partir de 22 de junho.

A população também poderá aproveitar o tempo de folga para ficar por dentro das novidades do cinema brasiliense com o 17º Festival de Taguá de Cinema, que exibirá gratuitamente uma programação de filmes feitos por realizadores e artistas da região administrativa de Taguatinga. Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla e as exibições começam hoje e vão até 10 de junho.

As mostras contarão, ainda, com teatro infantil, debates com os realizadores dos filmes e oficinas para quem se interessa pela sétima arte. Para animar o público se apresentarão as bandas Mato Seco, Margaridas, Sambadeiras de Rodas, Gaivota Naves, Gerson Deveras, Cachorro das Cachorras, DJ Karla Testa, DJ Savana, DF Instrumental, entre outras.

O Centro Cultural Banco do Brasil também terá extensa programação com exposição de obras de artes, fotografia, peças teatrais, entre outros. Tudo a partir das 9h até às 21h, de amanhã. 

Vacinação

Para quem quer cuidar da saúde e levar a criançada para conhecer diversas espécie de animais do Brasil e do mundo, o Zoológico de Brasília estará com postos de vacinação em funcionamento durante todo o dia, a partir das 8h30. A ação será realizada em conjunto com a Secretaria de Saúde que disponibilizará doses dos imunizantes Bivalente — contra a covid-19 — e da Influenza — contra variantes da gripe. Serão atendidos adultos e crianças e a entrada, durante o feriado, será gratuita.

Além disso, amanhã, o Zoológico exibirá mesas temáticas com peças do Museu de Ciências Naturais, além do lançamento do livro Aves Brasileiras — extintas e ameaçadas, de Rodrigo Agostinho, com fotografias de Claudia Brasileiro e ilustrações de Fabíola Campos.

*Estagiário sob a supervisão de Suzano Almeida

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação