Artigo
Faixas de pedestre, como cultivar o respeito?
A gente não ter as faixas bem manutenidas, pintadas e adequadamente visíveis para o motorista coloca o pedestres em uma situação de risco maior do que já têm. Além desse problema, temos faixas posicionadas em locais com velocidade muito alta, acima do permitido em vias de 60 km/h Se essa faixa está apagada, a gente potencializa o risco de morte do pedestre por atropelamento por não ter uma visibilidade adequada. Somado a isso, por não ter uma pintura adequada, as zonas periféricas, principalmente, não têm uma boa iluminação da faixa de pedestre. Isso torna a faixa mais difícil de ser visualizada e contribui para o incremento do risco de acidente para o pedestre, que é um elemento muito vulnerável no sistema viário. Ter a sinalização visível é fundamental para mantermos a obediência à faixa. Em 2019, um pouco antes da pandemia, tínhamos estudos que indicavam queda na desobediência da faixa. É muito importante a realização de ação conjunta para a manutenção das faixas, o planejamento das ações de fiscalização e intensificar a comunicação a respeito da importância da obediência da faixa de pedestres. Com isso, a importância de respeitar a faixa de pedestre fica mais viva na mente das pessoas.
Michele Andrade, professora de segurança no trânsito do programa de pós-graduação em transportes na Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do grupo de pesquisa em segurança viária da instituição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.