TAGUATINGA 65 ANOS

Túnel Rei Pelé atende 135 mil motoristas que passam pelo centro de Taguatinga

Obra entregue pelo GDF custou R$ 275 milhões. Nesse primeiro momento, está liberado o trânsito de motocicletas, carros leves e de passeio

Júlia Eleutério
Naum Giló
Laezia Bezerra
postado em 06/06/2023 06:00 / atualizado em 06/06/2023 06:30
Governador Ibaneis Rocha inaugura o Túnel Rei Pelé -  (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
Governador Ibaneis Rocha inaugura o Túnel Rei Pelé - (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

No aniversário de 65 anos, Taguatinga recebeu uma das obras mais aguardadas há décadas. O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta segunda-feira (5/6), o Túnel Rei Pelé, que deve desafogar o trânsito e beneficiar os 135 mil motoristas que circulam pela região diariamente. "Essa inauguração traz modernidade para o centro da cidade, beneficia uma população enorme, que vem de Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol/Sol Nascente e de outras regiões. Essa obra, entregue nos 65 anos da cidade, coloca Taguatinga em outro patamar. Agradeço a compreensão dos moradores e vamos continuar firmes trabalhando pelo nosso DF", afirmou o governador, durante a solenidade.

Ibaneis Rocha aproveitou a ocasião para agradecer a compreensão dos moradores que esperaram por três anos a entrega dessa obra. O chefe do Executivo local ressaltou que essa conclusão recoloca a região em um patamar elevado. "É exatamente isso que nós estamos buscando com esses investimentos, não só aqui no Túnel de Taguatinga, mas também na Hélio Prates, onde estamos fazendo toda a reformulação de captação de águas pluviais, melhorando o trânsito e a vida das pessoas que escolheram essa região para morar", destacou  Ibaneis.

O investimento no Túnel Rei Pelé foi de R$ 275 milhões. O empreendimento faz parte do Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente/Pôr do Sol) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga. Pelo projeto, essa viagem deve durar meia hora. 

Nesse primeiro momento, está liberado o trânsito de motocicletas, carros leves e de passeio. Os ônibus que vêm pela Elmo Serejo, sentido Ceilândia-Taguatinga, seguem pela via que passa ao lado da Feira dos Importados até acessar a Avenida Central. Quem trafega pela via EPTG, no sentido contrário, acessa a Avenida Central. Os coletivos não vão trafegar pelo túnel porque as paradas de ônibus estão localizadas sobre ele. Caminhões, num primeiro momento, não poderão trafegar por questões de segurança e de qualidade do ar, uma vez que são muito poluentes e o túnel é um local fechado. Caminhões-tanque têm a circulação pelo túnel terminantemente proibida, também por questões de segurança, assim como pedestres e ciclistas.

O transporte público terá mudanças quando o boulevard, na parte superior do túnel, for inaugurado, com faixas exclusivas para coletivos, além de ciclovias e calçadas para pedestres. A previsão de término do boulevard é de 90 dias, segundo a Secretaria de Obras.

A obra faz parte do plano de revitalização do Centro de Taguatinga, o que beneficiaria também o comércio. Felipe Henrique, 23 anos, gerente de uma loja de novidades, viu muitos dos vizinhos comerciantes fecharem as portas ao longo dos últimos anos. "Conseguimos segurar as pontas porque existimos há mais de 10 anos aqui neste ponto. As melhorias só virão para os comerciantes dessa região após a inauguração do boulevard. As expectativas são altas. Acredito que isso vai atrair muita gente para cá", estima.

Lourdes Soares, 40, tem uma loja de variedades há mais de uma década no centro de Taguatinga. "No começo da obra, a gente passou por muitas dificuldades. Tivemos que fazer várias mudanças no nosso orçamento e nas compras da loja. Mas agora a expectativa é de melhora e vamos ver o que vai dar", anseia a lojista, que teve que reduzir de cinco para dois o número de funcionários do estabelecimento nos últimos anos.

  • A empresária Lourdes Soares espera que as vendas aumentem Ed Alves/CB/DA.Press
  • Rayssa Cássia Silva espera que o novo túnel diminua os engarrafamentos na região Laezia Bezerra
  • Rogério Rodrigues foi até Taguatinga só para conferir os resultados da obra Ed Alves/CB/DA.Press
  • Felipe Henrique acha que o comércio vai melhorar Ed Alves/CB/DA.Press
  • O advogado Alfredo Gonçalves espera, com o túnel, uma melhora no Pistão, na Samdu e na Comercial Ed Alves/CB/DA.Press
  • O trânsito foi liberado para motocicletas, carros leves e de passeio Ed Alves/CB/DA.Press
  • Governador Ibaneis Rocha inaugura o Túnel Rei Pelé Ed Alves/CB/DA.Press

Mais qualidade de vida

Batizado em homenagem ao lendário jogador de futebol brasileiro Pelé, morto em 29 de dezembro do ano passado, o Túnel de Taguatinga tem 1.010 metros de extensão e conta com duas pistas paralelas, cada uma com três faixas de rolagem em cada sentido. A obra abriu 400 empregos diretos e cerca de 1600 indiretos.

O túnel faz a ligação subterrânea para quem segue em direção a Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do Centro. Os carros provenientes da Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão mergulhar pelo túnel e sair na EPTG. Vias marginais dão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.

O administrador regional, Renato Andrade, comentou que o Túnel Rei Pelé é importante para Taguatinga, mas é ainda mais para as cidades que estão ao redor. "Passa em média 140 mil carros aqui. Desses, cerca de 20 mil ficam na cidade que é o que o nosso trânsito suportaria, então o túnel vai ligar Taguatinga ao Plano Piloto e as demais cidades administrativas", pontuou durante a inauguração.

Andrade destaca os benefícios para o comércio, que sofreu nos três anos de obras e de pandemia. "Vai fomentar e vai crescer o comércio da cidade, em especial do Centro de Taguatinga, já que pessoas vão vir para conhecer o túnel e se hospedar na região, se alimentar na nossa rede gastronômica e comprar no nosso comércio", ressaltou. "Isso tudo faz com que volte o aquecimento da nossa economia, que está precisando melhorar. Nós temos mais de 24 mil empresas ativas na cidade e a gente quer que esse crescimento se torne cada vez maior", conclui.

Agilidade

Para a estudante de letras Raíssa Cássia Silva, 24 anos, que mora no Setor P. Sul, a liberação do túnel vai ajudar a diminuir o congestionamento. Ela fica uma hora dentro do ônibus cheio e em pé para chegar em casa. "O engarrafamento nessa via é um massacre, nos consome bastante", lastima.

Rogério Rodrigues, 45, foi no horário de almoço do Plano Piloto a Taguatinga. Ele ainda não havia passado no túnel quando onversou com a reportagem. "Percebi, quando chegamos pela EPTG, que o trânsito já está menor do que geralmente é nesse horário", observou.

Para o advogado Alfredo Gonçalves, 38, que costuma transitar pelo Centro de Taguatinga, a inauguração foi um alívio. "Estava muito complicado dirigir por aqui. Acabava dificultando o trânsito de vários outros lugares, como os pistões Sul e Norte, Comercial e Samdu, porque aqui é o núcleo", lembrou, apostando na melhoria.

Boulevard deve ser entregue em três meses

Fora as pistas subterrâneas, um boulevard está em construção no Centro de Taguatinga. A Avenida Central terá foco nos pedestres e no comércio local. A parte superior terá paisagismo, calçadas revitalizadas e estacionamentos ampliados. O fluxo de veículos será concentrado no transporte público coletivo, como o BRT, e nas pessoas que circularem a pé na área central.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, informa que na parte superior ainda estão sendo feitos alguns serviços de urbanização. "Vão ter calçadas, ciclovias, meio-fio e algumas obras viárias que vão ser entregues, paisagismo e equipamentos públicos", comenta. "Temos todos os contratos feitos e estamos confiantes que num prazo curto a gente consiga fazer essa entrega por completo", destaca Carvalho, que prevê a conclusão das obras em três meses.

Sobre o funcionamento da ciclovia na região, Carvalho destaca que a marginal sul da avenida, que fica do lado de Taguatinga Sul, está pronta no formato definitivo. A marginal norte continua tendo três faixas, como antes da obra. "Serão apenas duas faixas e nessa faixa que está sendo suprimida é exatamente para a instalação da ciclovia e de calçadas", detalha.

Sobre os estacionamentos no Centro de Taguatinga para atender a população e o comércio, o secretário destaca que haverá vagas nos dois lados da avenida, mas não em toda a pista. "Assim como antes da obra, havia locais em que o espaço era insuficiente. Então, é parecido com o formato que tinha antigamente, serão repostos os estacionamentos nesse momento de obras no boulevard", diz Carvalho. 

 

 

 

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