Dezenas de pessoas, entre moradores e profissionais da imprensa, aguardavam, ansiosos, a liberação da pista sul do Túnel de Taguatinga, sentido Plano Piloto, no início da tarde desta segunda-feira (5/6). A via foi aberta às 12h20 e teve fluxo intenso de veículos, aliviando o tráfego de quem vinha da Avenida Elmo Serejo.
- Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, é inaugurado no dia do aniversário da cidade
- "Tudo pronto para a entrega", diz secretário sobre Túnel de Taguatinga
- Túnel Rei Pelé é um presente para Taguatinga nos 65 anos da cidade
Antônio Carlos de Rezende, de 71 anos, foi um dos que aguardavam à beira da pista os primeiros motoristas cruzarem o centro de Taguatinga pela via subterrânea. "Espero que melhore o trânsito da cidade, que é terrível, e diminua o tempo de percurso de quem entra e sai de Taguatinga", torce o aposentado enquanto segura o celular com a câmera apontada para a entrada do túnel.
Hamsés Gomes da Silva, 51, também ficou no aguardo da liberação da pista sul. "É uma obra esperada há 20 anos. Era pra ter saído junto com o metrô, nos anos 1990" relembra o cuidador, que aponta que a melhoria no trânsito do Centro de Taguatinga sempre foi uma das principais reivindicações da população.
"Esse túnel vai dar uma boa melhorada, principalmente nas horários de pico. Quem for para Ceilândia já vai direto. Acredito que adianta umas meia hora no percurso", acrescenta o homem.
A abertura da via foi feita pouco depois da cerimônia de inauguração do Túnel, que contou com a presença de autoridades, como o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), além de políticos distritais e federais.
Confira, a seguir, a animação das pessoas e condutores com a liberação do túnel, nomeado de Rei Pelé.
Túnel Rei Pelé
O túnel tem 1.010 metros de extensão, sendo 830 metros cobertos. São duas pistas paralelas, uma no sentido Taguatinga-Plano Piloto e outra no sentido inverso. Cada via tem três faixas de rolagem e são marcadas com quatro radares eletrônicos — o limite máximo de velocidade é de 60km/h.
Iniciada em julho de 2020, a obra fará a ligação subterrânea para quem segue em direção à Ceilândia, pela EPTG, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o Centro de Taguatinga. No sentido contrário, os carros que vêm da Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão também passar pelo túnel e sair na estrada parque. Vias marginais darão acesso às Avenidas Comerciais e Samdu Sul e Norte.
Haverá, ainda, uma arborização na avenida situada entre as vias superiores do Centro de Taguatinga, que será entregue posteriormente. No local, será feito, ainda, uma revitalização das calçadas e a ampliação dos estacionamentos. O fluxo na avenida concentrará veículos do transporte público, como o BRT, e de moradores e pessoas interessadas em passear pela região central da região administrativa.
Ao todo, a obra teve um custo de R$275.744.558,87, sendo recursos oriundos de contrato de financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com a Caixa Econômica Federal. O túnel de Taguatinga também faz parte do Corredor Eixo-Oeste, que terá 38,7km de extensão e ligará Ceilândia (Sol Nascente) ao Plano Piloto (Eixo Monumental e Estação Asa Sul), passando por Taguatinga.
Saiba Mais
- Brasil Diretor do MEC é demitido após envolvimento em desvio de kits de robótica
- Economia Dono do Madero diz estar endividado e arrependido do apoio a Bolsonaro
- Cidades DF Túnel de Taguatinga: motoristas buzinam e comemoram liberação da via
- Diversão e Arte Caetano Veloso diz que turnê 'Meu Coco' pode ser a última fora da Bahia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.