Crime

Operação contra grilagem de terras prende 11 pessoas em Sobradinho

Segundo as investigações, os acusados pretendiam usar a área para fins urbanos sem a autorização dos órgãos legais, como casas

Darcianne Diogo 
postado em 02/06/2023 12:06 / atualizado em 02/06/2023 12:18
De acordo com a apuração policial, ao menos quatro construções estavam em andamento -  (crédito: PCDF/Divulgação)
De acordo com a apuração policial, ao menos quatro construções estavam em andamento - (crédito: PCDF/Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou, na manhã desta sexta-feira (2/6), a operação Gaia e prendeu 11 pessoas pelo crime de parcelamento irregular de solo. A ação foi coordenada pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e contou com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria DF Legal.

A ação foi realizada em Sobradinho, no Condomínio Rural Bougainville, localizado na chácara 21 do Núcleo Rural Sobradinho I, e ao redor do condomínio, sendo que todo o local é Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu. Veja vídeo:

Segundo as investigações, os acusados pretendiam usar a área para fins urbanos sem a autorização dos órgãos legais, como casas. Foram apreendidos um gerador de energia, uma retroescavadeira, uma patrola (espécie de trator) e cerca de 80 metros de mangueira. Os objetos estavam sendo utilizados para retirar águas das nascentes. De acordo com a apuração policial, ao menos quatro construções estavam em andamento.

Os 11 presos foram autuados pelo crime de alteração de local especialmente protegido e podem pegar de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação