De toda a população do Distrito Federal, 11,8% tem o hábito de fumar, segundo levantamento de 2022 da Subsecretaria de Vigilância à Saúde do Distrito Federal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (31/5), no Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
- Dia Mundial Sem Tabaco: cigarro eletrônico manifesta doenças mais rápido
- Fumantes brasileiros comprometem 8% da renda familiar per capita em cigarro
- Especialistas apontam o Brasil como o próximo país 'livre do fumo'; entenda
No ano passado, foram mais de 1,4 mil pessoas tratadas na rede pública, sendo 636 homens e 831 mulheres. Dessas, 47,2% finalizaram as quatro sessões, 13,8% desistiram do tratamento. A SES não informa a classificação dos 39% restantes. Apesar de as mulheres serem a maioria no tratamento, há cerca de três homens com o vício no DF para cada mulher tabagista.
Um dos locais para para realização do tratamento é a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do paciente. Nesses locais, é possível solicitar o acompanhamento multiprofissional e, se necessário, o encaminhamento a especialistas. Para saber a UBS de referência, acesse o site da SES e preencha o CEP.
A Secretaria de Saúde pondera que não há medicações 100% eficazes contra o tabagismo. Ansiolíticos, antidepressivos e adesivos são considerados auxiliares, mas o processo exige uma abordagem multidisciplinar. De acordo com a pasta, a taxa de pacientes que realmente conseguem parar de fumar é de 30%.
Saiba Mais
- Cidades DF Vacinação contra gripe é prorrogada no DF enquanto houver estoque
- Cidades DF Campanha de vacinação antirrábica começa neste sábado (3/6)
- Cidades DF Campanha de castração gratuita para cães e gatos abre inscrições dia 5
- Cidades DF Aumento para a Defensoria Pública abarca servidores incorporados irregularmente
Com informações da Secretaria de Saúde do DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.