A partir deste sábado (3/6), tutores poderão levar seus animais de estimação para tomar a vacina antirrábica no Distrito Federal. A expectativa é ultrapassar os números alcançados em 2022, de 229.126 animais vacinados, sendo 186.664 caninos e 42.462 felinos. O imunizante protege o animal de se contaminar com o vírus da raiva.
Todos os cães e gatos com idade acima de três meses podem ser imunizados, inclusive no caso de fêmeas prenhas ou que estejam amamentando filhotes. Mesmo depois do inicio da campanha, a Secretaria de Saúde (SES) pretende ampliar até 30 de setembro os locais de vacinação e atender os tutores de segunda a sexta-feira e aos sábados. A informação completa com os pontos de vacinação estão no site da pasta.
Em áreas rurais do DF, a campanha será adiantada para esta quinta-feira (1º6). Para mais informações sobre a vacinação em área rural, é necessário procurar o escritório da Emater- DF mais próximo da propriedade.
Entenda a doença
A raiva é uma patologia transmitida por vírus e que contamina o ser humano por meio de mordida, arranhada ou lambidas de um animal contaminado. A doença atinge o sistema neurológico, levando o paciente à morte em praticamente 100% dos casos. Por isso, a importância da vacinação e prevenção.