A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou que 55 mil doses foram aplicadas durante o Dia D da vacinação, no sábado (27/5). Dessas, 17.118 foram da vacina bivalente, que protege contra a covid-19, e outras 33.714, de imunização contra a gripe.
Além da gripe e covid-19, foram aplicadas, também, 4.364 imunizantes previstos no calendário de rotina, como os destinados a HPV, meningite, pólio, febre amarela, tétano e hepatite, entre outros.
“Nós fizemos questão de estar em espaços de grande circulação, em todas as regiões do Distrito Federal, nesta grande mobilização para levar as vacinas até a população e aumentar a nossa cobertura vacinal”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Para o Dia D, a SES-DF fechou uma parceria com a Associação de Empresários de Vicente Pires, além do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), o Centro Universitário de Brasília (Ceub), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), além de outros 80 pontos espalhados pela capital federal.
Operação
O Dia D empenhou servidores da saúde e uma grande operação na Rede de Frio Central da pasta, que montou uma logística que assegurou o abastecimento tanto das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quanto das equipes volantes.
Desde o dia 15, toda a população do DF — com mais de seis meses de idade — pode receber a vacina da gripe, sendo aplicada, até o momento, 460 mil doses. No caso da bivalente, ela está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, além de moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas, também a partir dos 12 anos; e gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos. Ela é permitida somente a partir de quatro meses da última dose.
Em todos postos, a vacinação prevista no calendário de rotina também estará presente. Quem buscar imunizantes contra HPV, meningite, pólio, febre amarela, tétano e hepatite também vai encontrar. A lista de endereços completa está no site da Secretaria de Saúde: www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao.
*Com informações da Agência Brasília