Dando seguimento aos três dias de celebração de Pentecostes, uma multidão de fiéis retornou ao Taguaparque, durante todo o sábado (27/5), para participar de uma das comemorações mais importantes do calendário cristão. Os festejos começaram ainda pela manhã, às 11h, com a reza do Terço Mariano. A tradicional Santa Missa, realizada às 19h, foi responsável por encerrar as solenidades.
A segunda edição, após o fim da pandemia, também marca a primeira ida de muitos fiéis ao evento, como é o caso de Sara Ferreira, 21 anos, que foi ao Taguaparque acompanhada dos familiares. No início do ano, a jovem precisou acender uma das velas de Pentecostes devido à uma pneumonia de um primo. Com a cura da doença, Sara decidiu ir à celebração para agradecer e pedir saúde para a família. "Vim hoje (sábado) e ontem (sexta-feira). Minha experiência está sendo muito boa, bem tranquila. Eu participo de outros movimentos religiosos, e Pentecostes era um dos poucos eventos que ainda não tinha participado", explica.
A cozinheira Adriana Moura, 46, é veterana no evento. "Eu participo de Pentecostes há 15 anos e tenho alcançado muitas bençãos", afirma. "Graças à Pentecostes, eu conquistei um bom emprego, além da cura da minha enxaqueca", detalha. Anualmente, a fiel celebra os três dias ao lado da filha Ana Carolina, 25 anos. "É muito gratificante estar aqui, é bem especial mesmo. Nós costumamos mentalizar coisas boas e acabamos nos divertindo nos louvores e orações", compartilha Ana. Juntas, mãe e filha vão ao evento pedir bênçãos para toda a família.
A dona de casa Vânia de Souza, 43, também é frequentadora de longa data de Pentecostes. "Eu venho há 20 anos e já tive muitas graças alcançadas por meio das velas de Pentecostes, então esse é um momento muito importante para mim e para minha família. Enfrentando chuva ou Sol, nós sempre estamos aqui", garante. "As velas me ajudaram a comprar minha casa, coisa que estava sendo muito difícil para mim. Além disso, minha mãe sofreu uma queda e precisava fazer uma cirurgia. Depois que eu acendi minhas velas, ela foi operada", relata. Para os que nunca foram ao evento, Vânia assegura: "é um momento maravilhoso". "Espero que todos possam participar dele com muito louvor e gratidão, em que o Espírito Santo está sempre presente", finaliza.
As celebrações, que começaram na sexta-feira, se encerram no fim da tarde deste domingo (28/5). A reza do Terço de Nossa Senhora da Primavera iniciará as comemorações. Às 16h, a Santa Missa dará encerramento aos três dias de festejo. Segundo a organização, são esperados, ao longo dos três dias, cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Trânsito
Devido à grande quantidade de fiéis esperados, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) elaborou alterações no trânsito da região do Taguaparque e Vicente Pires. As mudanças começam próximas ao Ginásio de Esportes, que estará em sentido único nas duas faixas. À esquerda, a via estará em sentido único para a Estrutural. A da direita, por sua vez, seguirá no sentido Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Neste domingo (28/5), o esquema de trânsito será alterado das 19h30 às 22h30.
Mudanças também foram feitas nos semáforos de Taguatinga, Hélio Prates e da via de ligação QNF/QNL, que foram sincronizados para favorecer a saída dos motoristas do evento. O Detran atuará na fluidez de trânsito na travessia de pedestres até o local e disponibilizou sinalizações em toda a região para orientar os motoristas e pedestres. Os estacionamentos serão divididos para o público em geral, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida, além de contar com uma área reservada para ônibus e vans, com acesso pelo Pistão Norte.
No transporte público, o horário de funcionamento do metrô será ampliado neste domingo (28/5) — os trens irão circular das 7h às 20h30. Até às 19h, haverá embarque e desembarque em todas as estações. No entanto, das 19h às 20h30, o embarque será feito apenas nas Praça do Relógio e Estrada Parque. Os desembarques serão feitos em todas as demais estações. Já as linhas de ônibus que têm como destino o centro de Taguatinga, a Comercial Norte e o Pistão Norte serão reforçadas a partir das 10h30.
Programação de domingo (28/5)
- 10h — Terço N. Sra. da Primavera
- 10h40 — Comunicação de palco
- 11h — Louvor
- 11h30 — Terço da Batalha
- 12h10 — Comunicação de palco
- 12h40 — Momento Comunidade RP
- 13h20 — Comunicação de palco
- 13h40 — Louvor
- 14h00 — Pregação
- 15h00 — Comunicação de palco
- 15h20 — Louvor
- 16h — Santa Missa