EVENTO

Tradicional entrega de bandeiras é encenada, no Sábado (27/5), em Planaltina.

Celebração católica 141ª Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina (DF) contém programação de missas e atrações até domingo. No dia 27, é realizada a tradicional Entrega de Bandeiras.

Tida como patrimônio imaterial do DF, desde 2013, a 141ª Festa do Divino Espírito Santo ocorre até o domingo (28/5). O evento é a segunda mais importante celebração católica da cidade de Planaltina (DF), ficando atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha. No próximo sábado (27/5), a programação conta com refeições e a esperada entrega de bandeiras.

Rômulo Brito, 37, faz parte do grupo de imperadores da encenação, ele trabalha na realização da atração  junto ao grupo chamado de foliões, nomenclaturas tradicionais atribuídas aos responsáveis por organizar a festa nas paróquias.

O morador de Planaltina também explica que a expectativa para o evento vem crescendo diante o interesse da população, “O retorno já tem sido sensacional, as missas estão lotadas e as pessoas têm participado das novenas nas casas de procissão”, ele discorre a respeito do envolvimento da comunidade nas atividades da comemoração, “a confecção do almoço é todo voluntário. Tudo feito do povo para o povo”, conclui.

O evento centenário que espera mais de 15 mil pessoas presentes,  nesta edição, retoma a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa.

Para mais informações, acompanhe a rede social da celebração: @festadodivino_df no Instagram.

 

Programação 

Sexta(26/5): Santa Missa e Novena na Igreja de São Sebastião, às 19h.


Sábado (27/5): Café Foliões de Rua, a partir das 5h, na Avenida Gomes Rabelo, Quadra 15, Lote 1A, Setor Tradicional.

Às 6h30, Missa da Folia de Rua, na Praça São Sebastião, onde é localizada a Igrejinha.

Às 13h30, a população pode acompanhar o Encontro das Bandeiras na Praça Padre Antônio Marcigaglia.

Às 14h30, encerramento da programação com o Almoço das Folias.

 

Domingo (28/5): Missa de Folião da Roça, ás 8h.

Às 16h, recepção do Imperador

Às 18h, seguida pelo Cortejo do Imperador.

Às 19h, encerramento com a Misa do Imperador.

*Estagiário sob supervisão de Suzano Almeida