As comemorações de Pentecostes começam nesta sexta-feira (26/5) e vão até domingo (28/5), no Taguaparque (veja abaixo a programação). Desde 21 de maio, os fieis se preparam espiritualmente para um dos maiores eventos católicos do Distrito Federal, realizando novenas e três missas diárias, celebradas por padres de todo o Brasil, no Centro de Evangelização Renascidos em Pentecostes, localizado em Ceilândia, responsável pela programação do Taguaparque, em Taguatinga. Para esta edição, é esperado um público de 250 mil pessoas por dia, para a consagração das velas.
Uma grande estrutura foi montada para receber católicos, a maioria do Distrito Federal e do Entorno, e até o fechamento desta reportagem estava na fase de ajustes finais. Segundo o organizador da festividade religiosa no TaguaParque, Luciano Miziara, em 2022, o público foi de 150 mil pessoas por dia, depois de dois anos sem ser realizado, em razão da covid-19. Para este ano, a estimativa é bem maior, devido ao fim da pandemia. "Estamos preparados para receber todas essas pessoas, com um mega palco, sete praças de alimentação e seis telões de transmissão simultânea", informou.
O padre André Marinho, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Taguatinga, celebrou uma das missas de preparação espiritual em Ceilândia. Para ele, participar de mais uma edição de Pentecostes no DF é a reafirmação da fecundidade da fé. "Durante todos esses anos, esse povo viu diversos milagres e graças recebidos. Espero que cada um deles que estiver no TaguaParque, neste fim de semana, possa sentir o espírito de Deus", confidencia.
Rosilda dos Santos é engajada na festividade há 25 anos. "Quando Jesus subiu aos céus ele disse 'eu vou para a casa do Pai, mas com vocês eu deixo o meu espírito'. Então, para mim, Pentecostes significa a luz de Deus. Toda vez, tenho uma mudança espiritual muito grande", conta a servidora pública, que participa também dos dias de preparação espiritual, em Ceilândia.
Ainda em Ceilândia, a fiel Eunita Firmina é serva (voluntária) de Pentecostes há quatro anos. "Estou muito ansiosa para servir durante os três dias no TaguaParque. Acredito que vai ser lindo, porque, depois da pandemia, todos estão com sede de Jesus. Esse momento significa vida, luz e libertação. Os dias de novena foram muito emocionantes", contou.
Programação
Sexta (26/5)
14h — Terço N. Sra. Primavera
14h40 — Comunicação de palco
15h — Terço da Misericórdia
15h40 — Comunicação de palco
16h — Louvor
17h — Comunicação de palco
17h3 — 0 Momento vocacional
18h — Louvor
19h — Santa Missa
Sábado (27/5)
11h — Terço Mariano
12h — Comunicação de palco
12h30 — Terço Renascidos
13h30 — Comunicação de palco
14h — Louvor
15h — Comunicação de palco
15h30 — Momento Vocacional
16h30 — Comunicação de palco
17h — Terço N. Sra. Primavera
17h40 — Comunicação de palco
18h — Louvor
19h — Santa Missa
Domingo (28/5)
10h — Terço N. Sra. Primavera
10h40 — Comunicação de palco
11h — Louvor
11h30 — Terço da Batalha
12h10 — Comunicação de palco
12h40 — Momento Comunidade RP
13h20 — Comunicação de palco
13h40 — Louvor
14h00 — Pregação
15h00 — Comunicação de palco
15h20 — Louvor
16h — Santa Missa
Significado
Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário católico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe, Maria, e outros seguidores. É celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa, e ocorre no décimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus.
Consagração das velas
O padre Moacir Anastácio, fundador da comunidade Renascidos em Pentecostes e pároco da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, é o responsável pela consagração das velas. O religioso disse que teve uma revelação de Deus sobre o ritual. Os fieis devem levar três velas. A cada dia de celebração, uma delas é acesa, abençoada pelo padre e, logo após, apagada. A primeira é consagrada ao Pai, a segunda ao filho e a terceira ao Espírito Santo. Essas velas ficam com os fieis, que são orientados a acendê-las quando necessitarem de uma graça.
Transporte
As estações do metrô estarão abertas para embarque e desembarque das 7 às 19h. Das 19h às 20h30, haverá embarque somente nas estações Relógio e Estrada Parque, e desembarque nas demais estações. No entanto, o Metrô-DF fará manutenção nas estações Taguatinga Sul e Terminal Samambaia. Por isso, a circulação dos trens ficará restrita a apenas uma via, com redução de velocidade e aumento no tempo de espera entre os trens nesse trecho.
Quanto aos ônibus, a linha especial 351.7, operada pela empresa Marechal, fará o percurso entre a Praça do Relógio e o Taguaparque, com tarifa de R$ 2,70. Por meio dessa linha, os usuários poderão fazer a integração com as demais, incluindo o metrô. Nesta sexta-feira (26/5) e neste sábado (27/5), o reforço dos coletivos será conforme a demanda que houver entre 8h e 23h, com intensificação do número de veículos a partir das 13h30. No domingo, a operação será das 8h às 21h, com reforço a partir das 10h30.