Gervásio Cardoso, 80 anos, faleceu nesta segunda (22/05). Natural de Patos de Minas, veio para Brasília com dezesseis anos de idade em busca de um sonho: estudar arquitetura e trabalhar com Oscar Niemeyer. Conquistou seus objetivos com louvor.
Foi aluno e colega de trabalho de Athos Bulcão, costumava relembrar com carinho como foi
recebido pelo arquiteto Niemeyer, o mestre da arquitetura moderna, que se curvou com humildade diante de um menino sonhador.
Além disso, trabalhou vinte anos em outros órgãos responsáveis pela construção de Brasília, entre eles a Novacap, sendo responsável pela elaboração de 23 projetos de arquitetura e 40 projetos de paisagismo.
A filha Juliana Cunha Cardoso, 49 anos, lembra com carinho do pai. "Uma das memórias mais marcantes dele é que sempre foi simples, justo e determinado! E a maior paixão pela arte que criou até o último dia e também pela arquitetura de Brasília, que ele ajudou a projetar no escritório da Novacap, juntamente com outros grandes arquitetos como o Oscar Niemeyer!”, relata.
Gervásio Cardoso deixa cinco filhos: Gabriela, Juliana, Vanessa, Fabrício e Bernardo, todos nascidos em Brasília e nove netos.
*Estagiário sob a supervisão de Márcia Machado