A seca chegou trazendo manhãs frias e tardes quentes no Distrito Federal. Neste sábado (20/5), a temperatura mínima chegou novamente a 10°C, no Gama, por volta de 6h da manhã. No Plano Piloto, os termômetros registraram mínima de 13°C. A máxima, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chegar a 28ºC. Uma massa de ar seco tem ocupado a região centro-sul do Brasil, incluindo o Distrito Federal, fenômeno tradicional nesta época do ano, quando começa a seca no cerrado.
Neste fim de semana, o clima deve ficar ensolarado, com poucas nuvens. Uma névoa seca também pode ser observada no horizonte, que, ao fim da tarde, deve ganhar um tom mais rosado. A umidade relativa do ar deve ficar entre 25% e 85%.
O otorrinolaringologista Stênio Ponte explica que o maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas. Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais suficientes no organismo. O profissional afirma ainda que, durante esses períodos, é muito importante evitar ambientes com aglomeração de pessoas e com pouca ventilação.
Mais recomendações para o clima seco e quente
Por Dr. Stênio Ponte, otorrinolaringologista:
- Usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada no lugar onde dormir;
- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada;
- Tomar bastante líquido para hidratar corpo e secreções;
- Hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos;
- Evitar exposição prolongada a ambientes com ar-condicionado, pois ele resseca o ambiente;
- Evitar atividades físicas entre 10h e 17h;
- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons ao invés de cobertores, retirar tapetes ou objetos que acumulem pó, como livros, revistas, brinquedos de pelúcia e caixas;
- Evitar produtos de limpeza com cheiros fortes;
- Usar persianas laváveis.