Quadrilhas juninas

Coreografias e animação de quadrilhas juninas esquentam competições no DF

O clima de competição entre as quadrilhas juninas do DF começa a esquentar. Os grupos apostam nas coreografias, encenações e figurinos para levar alegria ao público e, é claro, conquistar o grande prêmio

Junho se aproxima e com ele chega um dos momentos mais esperados do ano para os brasilienses, as comemorações de São João, com festas juninas e fogueiras, comidas típicas e as tradicionais quadrilhas, que alegram o público com dança, encenação e figurinos impecáveis. Na capital do país, integrantes de quadrilhas tradicionais ajustam os últimos detalhes dos figurinos e aprimoram as evoluções dos passos, sempre de olho no cobiçado troféu de campeã do São João.

Segundo Márcio Nunes, presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e do Entorno (LINQ-DFE), quase 5 mil pessoas se dedicam às apresentações deste ano. A programação vinculada à liga inclui o Circuito de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno, que ocorre em junho e julho, e o Arraiá Brasil, competição nacional prevista para agosto. Os duas disputas ainda estão sem datas definidas. 

Em clima de esquenta, começou, ontem, o Circuito Distrito Junino, na Praça do Trabalhador, em Ceilândia. O objetivo é reunir alguns quadrilheiros do DF e do Entorno numa grande celebração. Além das apresentações de 14 grupos, haverá shows de cultura popular e feirinha com comidas típicas. A competição circulará em regiões administrativas de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. A grande final será no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte).

A ação é organizada pelas juninas Mala Veia, Sanfona Lascada, Triscou Queimou, Flor do Mamulengo, Filhos do Sertão, Elite do Cerrado, Espalha Brasa, Pula Fogueira, Oxente Vixe, Fornalha, Aquarela Nordestina, Sabugo de Milho, Paixão Cangaço e Si Bobiá a Gente Pimba.

A quadrilha de São João Formiga da Roça foi vicê-campeã do DF, no ano passado, e tem grandes expectativas de levar o principal prêmio desta edição. O líder do grupo, Patrese Ricardo, contou ao Correio que o tema escolhido abordará a intolerância religiosa. "O nosso foco é chegar ao (evento) nacional e representar Brasília", disse.

O Festival Gonzagão de quadrilhas juninas também irá rodar por todo o DF. O grupo Pau do Melado, de Samambaia Sul, foi sete vezes campeã brasileira e este ano compete no Gonzagão. Segundo o líder do grupo, Hamilton Tatu, o tema selecionado é Luneta do tempo, a festança do vaqueiro. "A apresentação vai reunir tudo aquilo que fizemos nos últimos 24 anos, em uma apresentação só", disse Hamilton.

A tradicional quadrilha Sanfona Lascada, da Ceilândia, existe há 42 anos e arrecadou 100 prêmios, no Brasil e em Brasília. O líder Robson Vilela, contou que o figurino do grupo está na fase final para começar o período de competições. "Este ano vamos abordar a temática sobre os santos juninos e o amor, de uma forma simples e pura por meio da nossa noiva", contou.

Valorização

Segundo a LINQ-DFE, a importância desses eventos para a cultura do DF está relacionada à preservação e valorização das tradições juninas, como as danças típicas, as quadrilhas e o forró. Essas festividades contribuem para o fortalecimento da identidade cultural local, promovendo o envolvimento da comunidade, o turismo cultural e a integração social por meio da celebração dos elementos característicos desse período festivo. Além disso, as festas juninas proporcionam momentos de lazer, diversão e entretenimento para os moradores do DF e visitantes, criando uma atmosfera acolhedora e feliz.

Samuel Calado/CB - Equipes trabalham a todo vapor para levar o que há de melhor para as competições
Carlos Vieira/CB - Para Márcio Nunes, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas, 5 mil pessoas se dedicam às apresentações
Samuel Calado / CB - Quadrilha Pula Fogueira
Samuel Calado / CB - Quadrilha Xique Xique, de Planaltina de Goiás
Samuel Calado / CB - Quadrilha Formiga da Roça, de São Sebastião
Samuel Calado/CB - A expectativa é grande na Formiga da Roça, vice-campeã do DF do ano passado
Samuel Calado / CB - Equipes trabalham a todo vapor para levar o que há de melhor para as competições