Na busca por resgate da história de profissionais da enfermagem que participaram da implementação de políticas públicas de saúde no Distrito Federal, a Câmara Legislativa recebe, de 11 e 31 de maio, a exposição Enfermagem do Distrito Federal na Construção de Políticas Públicas. O colóquio faz parte das comemorações do mês e da Semana Nacional de Enfermagem, na Casa, em uma parceria entre a Associação Brasileira de Enfermagem do DF e o Centro de Memória da Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB).
A ideia da organização é dar visibilidade a história de dedicação desses trabalhadores que, ao longo dos anos, se empenharam no desenvolvimento de ações para salvar vidas, tanto no âmbito distrital quanto nacional, além de homenageá-los.
Marcos Wesley é enfermeiro há 20 anos e participa das comemorações em homenagem aos profissionais de saúde. Ele ressalta a importância do trabalho de sua categoria. "Esse é o momento de destacar o protagonismo dos enfermeiros, atentar para a valorização desses profissionais que buscam diariamente acolher e fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo um resultado que somente a nossa categoria pode oferecer", destaca Marcos.
Enfermeira do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Cleidy Crisóstomo trabalha na unidade há 21 anos e destaca que durante essa trajetória, a enfermagem lhe rendeu muitos momentos marcantes. "Nós somos o brilho, o aconchego na vida das pessoas que buscam ajuda nos hospitais. A enfermagem é a porta de entrada, o primeiro acolhimento é feito por nós", disse.
Para a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-DF), Karine Rodrigues Afonseca, a iniciativa da exposição tem como objetivo aglutinar profissionais da área em um debate comum sobre os desafios e as potencialidades da construção profissional. Ela ressalta que este ano a entidade trouxe nacionalmente o tema "Valorização do trabalho em Enfermagem com sustentabilidade e bem viver", e que o assunto foi discutido em todos os cantos do Brasil marcando o serviço desempenhado pelos profissionais, mas também abordando perspectivas para que as futuras gerações possam usufruir desses recursos e das políticas públicas.
"Minha missão à frente da Associação é dar visibilidade e resgatar o protagonismo da profissão, para que esta não seja reconhecida apenas como assistência, cuidadora e acolhedora, mas como de extrema importância na construção política e social do país e nas perspectivas humanistas da saúde brasileira e do Distrito Federal. Me sinto orgulhosa de debater sobre essas questões e de poder resgatar histórias tão fundamentais para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil."
Programação
Além da exposição, a programação do evento contará, nesta sexta-feira (19/5), a partir das 14h, com painéis de debate, com convidados, como o ex-BBB Cezar Black — também enfermeiro — e a técnica de enfermagem e humorista Camila Cardoso, e o ex-catador do lixão da Estrutural e enfermeiro formado pela Escola Superior de Ciência da Saúde (Escs) Lucas Nunes. Ainda ocorrerão shows de música e dança e o encerramento da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem.
A exposição foi idealizada pela deputada distrital Dayse Amarílio (PSB), também enfermeira de profissão, que propôs o projeto Enfermagem Multiverso. Segundo ela, o objetivo é refletir sobre as várias maneiras para desempenhar seu papel nos mais variados setores de atendimento ao público. "O projeto Enfermagem Multiverso nasce quando olhamos com carinho para essa profissão que se modifica constantemente e tem uma atuação transversal, fundamental no processo de adaptação, readaptação, empoderamento e de ocupação de espaços", destaca a deputada.
Dona Gerusa Amaral de Medeiros, 69 anos, é enfermeira da Secretaria e Saúde do Distrito Federal há 30 anos e comemora a Semana Nacional de Enfermagem como um reconhecimento pelo trabalho dos profissionais que atuam na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde das pessoas. Ela destaca que a enfermagem mostrou a sua força em todo o mundo, principalmente durante da covid-19. "Somos profissionais que trabalham com empatia, de forma humanizada e acolhedora, fortalecendo a relação entre o profissional e o paciente. Atendemos as necessidades de saúde da população e na defesa das políticas públicas que possam garantir a universalidade de acesso aos serviços do SUS."
Programação
Projeto Enfermagem Multiverso
Data: 19/5/2023
Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal
- 14h — Abertura com atrações musicais
- 14h40 — Vídeo em Homenagem aos profissionais da enfermagem
- 14h50 — Painel com a deputada Dayse Amarílio, Camila Cardoso (técnica enfermagem e humorista), Cezar Black (enfermeiro e ex-BBB) e Lucas Nunes, ex-catador do lixão da Estrutural e enfermeiro formado pela ESCS
- 15h40 — Apresentação de grupo de dança
- 16h10 — Painel: Enfermagem e seus Multiversos com vários profissionais da enfermagem
- 17h30 — Encerramento do TalkShow com a deputada Dayse Amarílio
- 18h — Encerramento