Guarda-corpos começaram a ser instalados para proteger as laterais das escadas do Túnel de Taguatinga. Feitos de aço galvanizado, os equipamentos de segurança chegam à obra em forma de painéis com 1,20 m de altura e 3 m de comprimento. Para garantir uma fixação segura, as peças são chumbadas na parede e no piso, além de soldadas umas às outras.
O Túnel de Taguatinga tem ao todo três escadas que poderão ser usadas tanto como rota de fuga quanto como acesso de serviço ao complexo viário. A primeira a ser erguida foi a central com 26 degraus que ligam o comando da passagem subterrânea ao bulevard, na altura da Praça do Relógio.
A última escada entregue foi construída no lado sul da passagem subterrânea, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG). São 37 degraus que dão acesso à central de comando do complexo viário.
De acordo com André Borges, engenheiro civil responsável pela obra, a escada central já foi guarnecida com três painéis de guarda-corpo. “Vamos instalar quatro peças na escada sul e sete na norte”, adianta. “Além disso, todas elas terão dois corrimãos, um fixado a 70 cm do guarda-corpo e outro a 92 cm de distância”. O objetivo é que as barras tragam segurança a pessoas das mais variadas estaturas.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel