A população de Brasília tem que estar preparada para tudo neste fim de semana, pelo menos no que diz respeito ao tempo. A partir deste sábado (13/5), a temperatura vai variar do frio ao calor em horas. Ou seja, na hora de sair de casa as roupas leves tem que ser acompanhadas de um casaquinho.
A mínima registrada no DF foi de 12 °C durante a madrugada, mas os termômetros podem chegar a 30 °C no período da tarde. A nebulosidade é baixa pela manhã, com as nuvens dando as caras no período vespertino. Porém, não há previsão de chuvas. A umidade varia de 90% a 35% durante o passar do dia. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A amplitude térmica, diferença entre o momento mais frio e o mais quente do dia, chama atenção. Segundo Cléber Souza, meteorologista do Inmet, este é um traço da estação do outono no Centro-Oeste. O especialista explica que a falta de nuvens pela manhã traz um forte incidência do sol, mas também não há contenção do calor quando as nuvens chegam no final da tarde e início da noite. “Típico da estação do outono, manhãs e noites frias e tardes quentes”, diz.
O meteorologista aponta que a sensação de frio será normal nos próximos dias. “As temperaturas registradas nas primeiras horas do dia somadas ao vento podem fazer com que a população sinta muito mais frio”, comenta Souza. No entanto, a cidade não está recebendo uma frente fria. “Por enquanto vai ficar frio apenas no Sul e Sudeste, Centro-Oeste vai ser apenas o clima típico do outono na região”, explica.
Seca está chegando
Cléber Souza já avisa ao brasiliense que o tão temido sem chuvas está no horizonte. “Estamos começando a ser regidos por massas de ar seco”. Portanto a hidratação é importante, mas ainda ainda não é o fim da chuvas. “Podemos ter alguns chuviscos nos próximos dias, mas nada neste fim de semana”, completa.