Começa a vencer, nesta segunda-feira, o prazo para pagar a parcela única ou a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP), no Distrito Federal. O contribuinte, sem débitos anteriores, que pagar o imposto à vista, terá direito ao desconto de 10%. Para os que dividirem, o prazo para pagar a primeira parcela é até a próxima sexta-feira, de acordo com o número da inscrições.
O parcelamento pode ser feito em seis vezes iguais e sucessivos. A estimativa da Subsecretaria da Receita do DF é que 198.179 mil pessoas paguem o IPTU.
A servidora Rainah Ramos, de 30 anos, contou que, todos os anos, paga o IPTU à vista para garantir o desconto de 10%, porém , esse ano teve que parcelar o imposto devido a um imprevisto. "É a primeira vez que eu parcelo, mas foi porque o cachorrinho da minha mãe foi atropelado e eu ajudei ela a pagar o veterinário e acabou ficando bem caro", relatou.
- IPTU: GDF divulga datas de vencimento de 2023; veja calendário
- Pagamento do IPTU começa em maio para cota única ou parcelamento
- Com 19 votos a favor, CLDF aprova reajuste do IPTU e IPVA de 5,97%
A vendedora Milena Thauany, de 28 anos, optou por pagar o imposto à vista, mesmo morando de aluguel. " Esse ano preferi pagar em parcela única, achei mais prático do que ficar dividindo, vou ter que pagar de qualquer forma então preferi fazer assim."
O empresário Luiz Lobbo tem cerca de 30 imóveis e paga em média R$ 120 mil de IPTU anualmente. "Eu paguei à vista aqueles de menor valor e os mais caros eu parcelei, de forma forçada, porque, o imposto aumentou demais", contou.
A contadora Emanuelle Silva alerta sobre o pagamento do imposto anual." Como é previsto na legislação os débitos de IPTU podem recair sobre o bem, onde onde o próprio imóvel pode ser alvo de execução para o pagamento da dívida."