A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que não há leite humano suficiente para doação no banco de distribuição de leite gratuito. Os estoques estão em estado crítico e, por isso, a pasta está pedindo para que mulheres que estejam em fase de amamentação façam doações.
Neste ano, a meta mensal que é de 2 mil litros ainda não foi alcançada. Fonte de nutrientes para os bebês, o leite doado ajuda as mães que não produzem o suficiente para alimentar os filhos.
Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a SES-DF lançou uma campanha neste mês de maio com o tema "Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno". O projeto ressalta a importância da doação de leite humano, principalmente nas Unidades Intensivas de Tratamento Intensivas (UTIs) neonatais, onde eventualmente há falta de leite.
Como doar
Para doar, as mães devem estar saudáveis, além de estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho. As mulheres interessadas em doar devem fazer o agendamento da coleta pelo número 160 (opção 4) ou se cadastrar no site do Amamenta Brasília. As mães então receberão as orientações de como coletar e armazenar o leite em casa, sem necessidade de deslocamento aos hospitais. Por fim, uma equipe dos bombeiros vai à residência da doadora deixar o kit e, posteriormente, buscar os vidros cheios.
A secretaria ressalta que o processo de coleta do leite é simples. A mulher deve identificar a data da primeira coleta no pote e, ao fim da ordenha, armazená-lo no congelador. Além disso, não é preciso se preocupar em encher o pote de uma vez. Basta colocar o líquido no frasco que está no congelador com a ajuda de um copo de vidro esterilizado. A doação deve ser entregue ao banco de leite em até 15 dias.