Jornal Correio Braziliense

Ex-ministro Carlos Velloso recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

A sessão solene foi realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (10/5), com a presença de autoridades dos Três Poderes. Honraria foi proposta pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT)

A Câmara Legislativa (CLDF) concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro aposentado Carlos Mário da Silva Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sessão Solene ocorreu nesta quarta-feira (10/5) e foi proposta pelo deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da Casa, em reconhecimento a importante atuação jurídica do magistrado.

Visionário

"Essa homenagem é, na verdade, um presente para todos nós, que ganhamos com essa referência jurídica tão importante para Brasília", afirmou o presidente da Casa, Wellington Luiz.

A vice-governadora do DF, Celina Leão, parabenizou Carlos Velloso em nome de todo o Distrito Federal e destacou: "Falar da trajetória do magistrado é lembrar a história da Justiça, de um visionário, esse homem representa o que queremos de qualidade no Judiciário e o dia de hoje deixa Brasília mais importante para todos nós", disse.

José Macedo Cruz, presidente do Tribunal de Justiça (TJDFT), relembrou a carreira brilhante de Velloso e também observou que ele ajudou a escrever páginas marcantes da história do país, do Judiciário e da república brasileiros, como jurista e como professor. "Você deixa lições para a sociedade, exemplos de vida em todas as manifestações", concluiu.

 

 

Carreira

Carlos Velloso nasceu na cidade de Entre Rios de Minas Gerais, em 19 de janeiro de 1936. Iniciou a carreira jurídica em 1963, quando se formou em direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Há 45 anos em Brasília, consolidou uma carreira de sucesso como jurista. Assim como foi professor em Minas Gerais sua terra Natal, Veloso também exerceu a docência como titular na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) — nos cursos de graduação e de pós-graduação — regendo as cadeiras teoria geral do direito público e direito constitucional.