Jornal Correio Braziliense
Saúde

Bebês internados em UTI’s no DF precisam de doações de leite materno

Secretaria de Saúde dedica o mês de maio para promover eventos de incentivo à doação de leite materno. O motivo é a falta de estoque nos bancos de leite do DF

A Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), divulgou o início da campanha “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”. A campanha contará com eventos que vão ocorrer ao longo do mês de maio com o objetivo de incentivar a doação de leite materno.

O motivo é a necessidade de melhorar os estoques de leite da Rede de Bancos de Leite Humano do DF, uma vez que, desde janeiro deste ano, a meta mensal de 2 mil litros não é alcançada. A Secretaria informou que, de janeiro a abril de 2023, foi coletada uma média mensal 1.655 litros, o que revela uma deficiência nos estoques, necessários para os recém-nascidos hospitalizados. De acordo com a SES, quase 300 bebês internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais públicas e privadas precisam de atendimento.

Por isso, o mês de maio será dedicado para a realização de eventos e ações organizados para conscientizar a população e incentivar as doações. Os eventos vão envolver oficinas, palestras, caminhadas, atividades criativas e confraternizações em diversos bancos de leite e postos de coleta. Confira a programação completa no site oficial da SES.

Para as mães interessadas em doar, o processo de coleta do leite é simples e não será preciso nem sair de casa. O cadastro pode ser efetuado no formulário no site Amamenta Brasília, ou pelo número 160, teclando a opção 4. Serão passadas orientações de como coletar e armazenar o leite em casa, e uma equipe dos bombeiros vai até à residência da doadora para deixar o kit e, posteriormente, buscar os vidros cheios. A doação deve ser entregue ao banco de leite em até 15 dias.

Mulheres com dúvidas ou dificuldades para amamentar também podem procurar os bancos de leite ou os postos de coleta. A Rede de Bancos de Leite Humano do DF oferece assistência ampliada a mulheres grávidas ou com complicações na amamentação. São 11 bancos de leite humano na rede pública de Brasília e dois postos de coleta. Os bancos de leite da capital são reconhecidos pelo Ministério da Saúde como os melhores do país e possuem certificação de Padrão Ouro pelo Programa Internacional Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel