Com o objetivo de reforçar a segurança operacional no metrô do Distrito Federal, a circulação dos trens foi interrompida neste domingo (7/5) para realização de serviços de manutenção. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que, ao longo do dia, foram realizados serviços de socaria na via, que consistem em compactar, de forma mecanizada, todo o lastro (brita) que se encontra sob os dormentes, estruturas de reforço instaladas abaixo dos trilhos nas vias metro-ferroviárias para suportar o peso dos trens. Serviço já voltou ao normal.
A partir de determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), as concessionárias de ônibus reforçaram rotas e serviços de transporte coletivo. O reforço incluiu viagens extras e alteração de rota, de modo a evitar que a população fosse prejudicada pela falta do metrô. Atenção especial foi determinada para circuitos de ônibus em Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras.
Apesar do reforço no serviço de ônibus, algumas pessoas passaram por alguns transtornos com a falta do metrô. Foi o caso do analista administrativo Mateus Souza de Araújo, que mora na Vila Planalto e foi de bicicleta até a rodoviária com o objetivo de pegar o metrô e ir a Taguatinga. "Eu não sabia que estava em manutenção. Vou ter que cancelar o meu compromisso. Se eu soubesse, tinha pego um carro por aplicativo ao invés de vir de bicicleta. No metrô, dá para levar a bicicleta, mas de ônibus não tem como", contou.
Segundo o Metrô-DF, a manutenção é necessária para proporcionar maior conforto e segurança aos usuários. Em dias úteis, o número de passageiros chega a 160 mil por dia. Aos domingos, cai para 30 mil. Em nota, a companhia agradeceu "a compreensão de todos e mantém o compromisso de oferecer um transporte de qualidade à população".
Saiba Mais