Desde sexta-feira, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade está tomado por japoneses, descendentes, amantes da cultura nipônica e curiosos. A 11ª edição do Festival do Japão movimenta Brasília neste fim de semana e conta com atrações variadas com shows, oficinas, exposições, desfiles e concursos, além de uma gama de opções de restaurantes que oferecem a mais tradicional gastronomia japonesa. Neste domingo (7/5), a programação vai até as 20 horas. O evento é promovido pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra), pela Embaixada do Japão no Brasil e pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
O festival tem o objetivo de preservar a memória e os costumes trazidos pelos pioneiros de origem japonesa a partir de 1957, convidados pelo próprio Juscelino Kubitschek, para viabilizarem a agricultura local. A ideia é democratizar o acesso à cultura, promover os pequenos produtores, artesãos, artistas locais e de outras regiões, além das artes marciais e a integração dos povos.
A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de ontem e contou com a presença de autoridades como o embaixador do Japão, Teiji Hayashi, o presidente da Feanbra, Luiz Nishikawa, e o presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Kumaki Nakao. O coordenador do festival, Kuniyoshi Yasunaga, comemorou. "Essa edição, com certeza, foi a mais bonita e mais animada. Estamos com variadas atrações de palco, o que atrai bastante gente para o evento", disse.
Animes
A assessora parlamentar Josi Nunes, 45 anos, foi ao Festival do Japão com a irmã e os sobrinhos e encarnou a personagem Kaguya na prática do cosplay. "Aprendi a gostar da cultura japonesa com a minha sobrinha, Giovana, e me apaixonei", afirmou. A estudante Giovana Nunes, 12, conheceu os animes há três anos. "É a nossa segunda vez aqui, mas já fui em outros festivais. Tenho oito fantasias", contou a menina.
Os amigos Guilherme Fernandes, 19 anos, e Paola Monteiro, 20, também estiveram presentes e encarnaram personagens de anime. Paola, que é estudante de fotografia, criou um cosplay exclusivamente para o festival, o de ravena gedai. "Sou muito fã de Star Wars, então quis juntar duas coisas que sou muito fã. Fui criada com essa cultura nerd e geek", explicou. Guilherme, que trabalha como designer, foi de cosplay de Roronoa Zoro, da série One Piece. "Estou muito animado, porque gosto bastante desse personagem. Admiro muito a disciplina dos japoneses. Desde pequeno, fui criado no judô", destacou Guilherme.
Cardápio além do sushi
Amantes da gastronomia nipônica têm a oportunidade de degustar os melhores pratos que vão além dos tradicionais sushi e sushimi. Há opções como donburi, yakissoba, tempurá, gyoza e lámen, além de uma diversidade de petiscos, como pastel de broto de bambu, espeto de camarão e muitos outros, como lanches feitos pelas principais grifes nipobrasilienses.