Em 2023, flagrantes de motoristas utilizando o celular enquanto dirigem superaram a marca de 24 mil, no Distrito Federal. Os dados são da Polícia Militar (PMDF). De acordo com a corporação, fazendo o recorte de janeiro e fevereiro, foram 16.254 registros, superando o total do mesmo período do ano anterior (16.024).
Na penúltima semana de abril, mais 1 mil condutores foram pegos pela PM com o celular enquanto dirigiam. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o delito rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 293,47.
De acordo com o coronel Edvã de Oliveira Sousa, do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, por semana, são entre 1.400 e 1.600 notificações por parte da polícia, após avistarem condutores mexendo no celular.
Educação
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) realiza campanhas educativas, abordagem de condutores nas vias, publicidade e trabalhos em escolas. Na PMDF, o grupo Guardião do Trânsito também trabalha a conscientização de estudantes junto aos pais. Em 2022, o programa atendeu 72 mil alunos de escolas públicas.
Com informações da Agência Brasília