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Dia dos Namorados anima comércio que está pronto para a data mais romântica do ano

Lojistas esperam aumento nas vendas, em relação ao ano anterior. Homens estão mais propensos a presentes mais caros que mulheres

Pablo Giovanni
postado em 31/05/2023 06:00 / atualizado em 31/05/2023 12:58
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas dentro do comércio varejista do Distrito Federal. Com o setor se recuperando de anos turbulentos de pandemia de covid-19, a data é tratada com bastante expectativa pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) e pelos lojistas, que esperam crescimento nas vendas de 22,7%, no comparativo com o ano passado.

Apesar de todo o romantismo de casais se presentearem com buquês ou caixas de chocolates na data, a pesquisa do instituto Fecomércio traz que a preferência dos brasilienses, pelo menos nesse ano, é de presentear seus pares com roupas e acessórios. Após, cosméticos e perfumes estão entre os preferidinhos na hora de agradar o amado ou a amada. Além disso, a pesquisa aponta que o valor médio gasto pelos consumidores deverá ter um aumento tímido, de 7,9%, passando de R$ 211,23 para R$ 227,98.

O levantamento da Fecomércio demonstra, ainda, que a preferência dos brasilienses é bater perna na rua e comprar presentes. Cerca de 29,8% e 27,3% dos entrevistados preferem ir em endereços como shoppings e lojas de rua, respectivamente, para fazerem compras. Bastante utilizado durante o período de isolamento, as compras de internet são a preferência de apenas 18,7% dos apaixonados.

Além disso, os homens pretendem gastar mais em 2023 para presentear a quem toca o coração, com valores que giram em torno de R$ 272. Já no caso das mulheres, o valor disposto a pagar por elas é de R$ 176 — valores previstos por elas é inferior ao de 2022. Na hora de pagar no caixa, os brasilienses preferem passar o valor no crédito (42,8%) do que no débito (23,3%). As opções de dinheiro e Pix, mesmo com a ascensão da nova forma de pagamento, deverão ser pouco utilizadas.

Para o estudante Pedro Resende, 21, as coisas estão bem caras, mas vale um esforço para uma data tão especial. "Estou pensando, mas ainda não pensei no que vou comprar para presenteá-la. Uma simples consulta a gente nota que as coisas estão bem caras. Mas, acho que o esforço para recompensá-la sempre vale a pena", disse o morador de Samambaia.

Dados

Para o presidente da federação, José Aparecido Freira, as pesquisas de intenção de compra demonstram que a economia local está bem aquecida. Os números positivos de outras datas festivas, como a Páscoa, traz bastante expectativas para os comerciantes. "Lojistas e consumidores otimistas com as vendas para o Dias dos Namorados colocam a economia distrital em novo patamar e consolida a retomada da economia", analisou.

Dentro do levantamento do instituto, 50% das pessoas se preocuparam com os valores pré-consultados antes de presentear o parceiro ou parceira, e que não preferem indicar nenhum estabelecimento para amigos. Mas, 52% pretende recomendar as lojas onde oferecem maiores promoções e descontou.

Um dado que chamou bastante a atenção é que 35,5% das pessoas não tem intenção em presentear o parceiro, e outros 53,9% argumentam que não têm ninguém a quem dar lembranças durante o dia. Com o país vivendo uma recuperação da economia, o desemprego (21,1%) e a dificuldade financeira (20%) estão elencadas como as principais justificativas para a não realização de compras no Dia dos Namorados.

Apesar do crescimento nas vendas, no comparativo com o de 2022, 64% dos empresários acreditam que, mesmo com índice apontando vendas melhores nesse ano, ainda representam um declínio, se comparado a uma média histórica. Para eles, a perspectiva dos lojistas é que o valor médio — compras feitas por homens e mulheres — das compras diminuiu, esperado para 2023, R$ 157,25 por pessoa, enquanto em 2022 o valor estava medido em R$ 268,92 — queda de -41%. Todos os comerciantes ouvidos na pesquisa não pretendem abaixar os valores dos produtos.

A dona de loja de perfumarias da Asa Sul, a empresária Aline Cordeiro, 31, argumentou que o Dia dos Namorados é a terceira maior data de vendas no Brasil, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. "Estamos esperançosos. Nessas datas festivas, existem muitas ofertas relâmpagos, descontos, lançamento de perfumes. É uma possibilidade do consumidor poder gastar para satisfazer a companheira. No final, todos saem felizes", argumentou. 

Preferência ao presentear

» Roupas/acessórios

25,8%

» Cosméticos/perfumes

18,4%

» Calçados/acessórios

17,6%

» Flores/cestas

10,3%

» Eletrônicos

7,6%

» Chocolantes/frutas

6,4%

» Café da manhã

5,6%

» Produtos culturais

4,4%

» Livros

3,9%

» Gasto médio

2021 — R$ 211,23

2022 — R$ 227,98

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  •  08/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Expectativa dde vendas do comércio para o Dia dos Namorados no Conjunto Nacional.
    08/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Expectativa dde vendas do comércio para o Dia dos Namorados no Conjunto Nacional. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Queda pode chegar a 41% em relação à mesma data no ano passado, no pós-pandemia
    Queda pode chegar a 41% em relação à mesma data no ano passado, no pós-pandemia Foto: Diego Cheves/OIMP/D.A Press

Preferência ao presentear

» Roupas/acessórios

25,8%

» Cosméticos/perfumes

18,4%

» Calçados/acessórios

17,6%

» Flores/cestas

10,3%

» Eletrônicos

7,6%

» Chocolantes/frutas

6,4%

» Café da manhã

5,6%

» Produtos culturais

4,4%

» Livros

3,9%

» Gasto médio

2021 — R$ 211,23

2022 — R$ 227,98

 

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