RELIGIOSIDADE

Pentecostes leva 1,5 milhão de pessoas ao Taguaparque

Durante três dias, fiéis participaram das celebrações. O evento, que terminou neste domingo (28/5), levou 1,5 milhão de pessoas ao Taguaparque, de acordo com os organizadores. Missa de encerramento teve a presença de autoridades

Isabela Berrogain
postado em 29/05/2023 03:00
 (crédito: Fotos: Marcelo Ferreira/CB)
(crédito: Fotos: Marcelo Ferreira/CB)

Com público estimado em 1,5 milhão de pessoas pelos organizadores nos três dias de evento, terminou na noite deste domingo (28/5) uma das principais comemorações religiosas do Distrito Federal — a festa de Pentecostes, realizada no Taguaparque, em Taguatinga.

Celebrada pelo padre Moacir Anastácio, a tradicional missa foi a última parte das atividades, por volta de 19h30. Além dos milhares de fiéis que compareceram ao Taguaparque durante o domingo, a solenidade contou com a presença de autoridades como o governador Ibaneis Rocha (MDB), a primeira-dama, Mayara Noronha, os senadores Izalci Lucas (PSDB) e Damares Alves (Republicanos), e o secretário de Governo do DF, José Humberto.

Ibaneis destacou que a celebração tem uma importância enorme para Brasília. "É uma festa maravilhosa, que reúne muitos cristãos aqui do Distrito Federal. Parabéns ao padre Moacir Anastácio pelo trabalho que faz. Estamos aqui para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos sobre nossa cidade. Estamos todos juntos", afirmou Ibaneis.

Elisângela Lemes de Abreu, 49 anos, participou das comemorações pela primeira vez em 2008. Embora tenha faltado em alguns anos, sempre que pode, vai ao Taguaparque. "É de uma espiritualidade muito grande. Nós já recebemos muitas bênçãos, não só de Pentecostes, mas de outras também, como de Nossa Senhora de Fátima e de Santo Antônio. Mas gosto de estar presente em Pentecostes." Sobre as velas, Elisângela revela que as guarda. Porém, "graças a Deus", nunca precisou recorrer a nenhuma.

Desde de 2017, Adriana Leite da Silva, 34 anos, não falta a Pentecostes. "É maravilhoso. Não dá nem para explicar", diz Adriana, que revela ter tido graças alcançadas por meio das velas consagradas por padre Moacir. "Uma das vezes foi quando acendi para a minha avó, que estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), na Paraíba, ligada a vários aparelhos, e ela saiu", conta. "Pentecostes é importante também é para nossa conversão, para que a gente busque mais a Deus", completa.

Para agradecer por milagres e pedir novas interseções, Heloisa Helena Alves, 52, estava ao lado da filha Natália, 26. "Meu marido foi curado de câncer. Este ano, minha filha e meu genro estão desempregados. Então, peço que Deus abra as portas de emprego para eles", confidencia Heloísa.

Consagração das velas é o momento mais importante da festa
Consagração das velas é o momento mais importante da festa (foto: Marcelo Ferreira/CB)

Tradição das velas

A cada dia de celebração, uma vela levada pelo fiel é acesa, abençoada pelo Padre Moacir Anastácio, e, em seguida, apagada. A primeira é consagrada ao Pai, a segunda ao filho e a terceira ao Espírito Santo. Essas velas ficam com os fiéis, que são orientados a acendê-las quando necessitarem de uma graça. Padre Moacir, que é o fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes e pároco da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, disse que teve uma revelação para fazer o ritual, que é tradição da festa de Pentecostes, no Taguaparque.

As celebrações de Pentecostes começaram na última sexta-feira. Ao longo dos três dias, os fiéis acompanharam rezas de terços, louvores e missas em frente ao palco montado no Taguacenter. Foi a segunda edição após a pandemia. Em 2020 e 2021, as celebrações não foram realizadas em razão da covid-19.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

OLHO

É uma festa maravilhosa. Estamos aqui para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos sobre nossa cidade. Estamos todos juntos"

Ibaneis Rocha, governador do DF

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação