Teve início neste domingo (28/5) o evento mais aguardado pelo público de Pirenópolis e turistas que acompanham a Festa do Divino Espírito Santo da cidade — as Cavalhadas, representações teatrais das batalhas que remontam à época medieval, com a história das disputas entre Mouros e Cristãos.
O acervo histórico de Pirenópolis dá conta de que a primeira encenação ocorreu em 1826, por iniciativa do Padre Manuel Amâncio da Luz. A hierarquia dos exércitos das Cavalhadas, tanto para os Cristãos quanto para os Mouros, segue a seguinte ordem: dos doze cavaleiros, o posto mais alto é ocupado pelo Rei; abaixo dele aparece o Embaixador; e, por fim, os 10 soldados.
Secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal lembra que as Cavalhadas são o ápice do evento. Sobre a Festa do Divino, ela afirma que a intenção é mostrar a riqueza do festejo para quem visita a cidade. "Mais do que isso, a ideia é que a festa seja um grande ativo de atração de fluxo de visitantes", frisa. "A expectativa, para este ano, é que cerca de 30 mil visitantes passem por aqui durante a Cavalhadas", calcula Leal.
Saiba mais
A Festa do Divino é uma tradição em Pirenópolis e representa a união entre a religiosidade e a cultura popular. Durante as festividades, os fiéis celebram o Divino Espírito Santo, em um evento que envolve novenas, missas, procissões, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, na zona rural e urbana.
Durante os festejos, as ruas da cidade ficam decoradas com bandeirinhas e flores, dando um clima ainda mais alegre ao evento. As atividades vão até o dia 8 de junho, quando ocorre a coroação do novo Imperador, e promete surpreender e encantar a todos os visitantes.
Saiba Mais
- Cidades DF Alho-semente livre de vírus aumenta produtividade em até 100%
- Cidades DF Desfile dos Mascarados encanta moradores e visitantes de Pirenópolis
- Educação básica Escolas usam rede social e produtos locais para alimentação saudável
- Cidades DF Celebração de Pentecostes leva multidão de fiéis ao Taguaparque
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.