CAVALHADAS

Primeiro dia de encenações das Cavalhadas empolga o público em Pirenópolis

O evento é o ápice da Festa do Divino Espírito Santo, que teve início em 5 de maio. A representação teatral remonta à época medieval, contando a história das disputas entre Mouros e Cristãos

Arthur de Souza
postado em 28/05/2023 16:53 / atualizado em 28/05/2023 17:01
Batalha do período medieval, entre Mouros e Cristãos, é encenada durante três dias seguidos -  (crédito: Benjamin Figueredo/CB)
Batalha do período medieval, entre Mouros e Cristãos, é encenada durante três dias seguidos - (crédito: Benjamin Figueredo/CB)

Teve início neste domingo (28/5) o evento mais aguardado pelo público de Pirenópolis e turistas que acompanham a Festa do Divino Espírito Santo da cidade — as Cavalhadas, representações teatrais das batalhas que remontam à época medieval, com a história das disputas entre Mouros e Cristãos.

O acervo histórico de Pirenópolis dá conta de que a primeira encenação ocorreu em 1826, por iniciativa do Padre Manuel Amâncio da Luz. A hierarquia dos exércitos das Cavalhadas, tanto para os Cristãos quanto para os Mouros, segue a seguinte ordem: dos doze cavaleiros, o posto mais alto é ocupado pelo Rei; abaixo dele aparece o Embaixador; e, por fim, os 10 soldados.

Secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal lembra que as Cavalhadas são o ápice do evento. Sobre a Festa do Divino, ela afirma que a intenção é mostrar a riqueza do festejo para quem visita a cidade. "Mais do que isso, a ideia é que a festa seja um grande ativo de atração de fluxo de visitantes", frisa. "A expectativa, para este ano, é que cerca de 30 mil visitantes passem por aqui durante a Cavalhadas", calcula Leal.

Batalha do período medieval, entre Mouros e Cristãos, é encenada durante três dias seguidos
Batalha do período medieval, entre Mouros e Cristãos, é encenada durante três dias seguidos (foto: Benjamin Figueredo/CB)

Saiba mais

A Festa do Divino é uma tradição em Pirenópolis e representa a união entre a religiosidade e a cultura popular. Durante as festividades, os fiéis celebram o Divino Espírito Santo, em um evento que envolve novenas, missas, procissões, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, na zona rural e urbana.

Durante os festejos, as ruas da cidade ficam decoradas com bandeirinhas e flores, dando um clima ainda mais alegre ao evento. As atividades vão até o dia 8 de junho, quando ocorre a coroação do novo Imperador, e promete surpreender e encantar a todos os visitantes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação