A Arquidiocese de Brasília passa a contar com um novo Bispo Auxiliar. Na manhã desta quarta-feira (24/5), o Papa Francisco nomeou Dom Ricardo Hoepers, Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para o cargo.
O sacerdote vem da Diocese de Rio Grande (RS) e se junta a outros três auxiliares da capital: Dom Denilson Geraldo, Dom Antonio Aparecido e Dom José Aparecido. Essa é a terceira vez que um secretário-geral da CNBB atua como bispo auxiliar no DF.
Saiba Mais
Em nota, Hoepers agradeceu ao Papa pela indicação e destacou a importância de ser indicado para o mesmo local de sede da Conferência. “Estou sempre à disposição do Santo Padre e, de maneira especial, muito comovido pela compreensão e sensibilidade que o Papa Francisco teve de proporcionar minha ação pastoral na mesma Igreja Local onde está a Sede da CNBB, possibilitando total integração entre o Ministério Pastoral com o Secretariado Geral da CNBB”, afirmou.
O religioso também escreveu à arquidiocese da capital, para a qual enviou uma mensagem de união de esforços para promoção do Evangelho. “A partir de hoje, faremos parte da mesma família, e venho somar com vocês na disposição de trabalharmos incansavelmente no anúncio do Evangelho da Vida, isto é, na promoção, defesa e cuidado com a vida desde a concepção até o seu fim natural”, pontuou.
O Bispo
Dom Ricardo Hoepers iniciou no sacerdócio aos 15 anos, quando entrou no seminário da Igreja Católica. Ele foi ordenado em 1999, após terminar a graduação em Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia.
Além disso, o bispo tem especialização em Bioética (1999) pela Faculdade São Camilo e mestrado na mesma área (2011) pela Academia Afonsiana, instituição na qual também concluiu o doutorado em Teologia Moral. Ele também é mestre em Educação (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Hoepers recebeu a ordenação episcopal do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, em 14 de maio de 2016. O bispo também representou a CNBB numa audiência pública que discutiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a descriminalização do aborto. Após isso, ele foi eleito, em 2019, para a presidência da Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB.
O novo bispo auxiliar também atuou na Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024 e presidiu a Comissão Especial de Bioética da CNBB, voltada para a elaboração de bases dos posicionamentos da Conferência na promoção e cuidado com a vida humana.
Saiba Mais
- Cidades DF Mulher morre atropelada na Epia Norte, na tarde desta terça-feira (23/5)
- Cidades DF Três dos quatro estudantes mortos em acidente serão velados em ginásio
- Cidades DF PM intimida mulher com escopeta em novo vídeo de operação na Rodoviária
- Cidades DF Motorista morre após carro colidir em caminhão em Sobradinho
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.