Acidente

"O significado de alegria", descreve amigo de estudante morto em acidente

A morte de quatro estudantes de medicina veterinária abalou familiares, amigos e colegas de universidade. Os jovens se afogaram quando o veículo no qual seguiam de Goiás para Sobradinho caiu em um córrego

Darcianne Diogo
postado em 24/05/2023 06:00
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Quatro jovens e o mesmo sonho: tornarem-se médicos veterinários. Ivan Andrade, 23 anos, João Pedro e os irmãos Júlio Araújo, 22, e Gabriel Araújo, 21, eram melhores amigos. Juntos, cursavam medicina veterinária na União Pioneira de Integração Social (Upis) de Planaltina/DF. No auge da juventude e no melhor momento da vida, eles foram vítimas de uma tragédia, na madrugada de terça-feira (23/5). O grupo voltava de uma fazenda em São Gabriel (GO) com destino a Sobradinho, quando o veículo em que estavam caiu de uma ponte em um córrego. Todos morreram afogados. 

Júlio, o irmão Gabriel e Ivan serão velados nesta quarta-feira (24/5), às 8h, no Ginásio de Esportes de Sobradinho. A família decidiu que o sepultamento de Júlio e Gabriel será na Bahia, onde mora a maioria dos parentes. O enterro de João Pedro não foi divulgado até o fechamento desta edição.

O Correio conversou com um dos amigos de Júlio. Walesson Abreu, 32, médico-veterinário de uma clínica de Planaltina. Assim como o jovem, ele também é apaixonado pela profissão e, graças ao trabalho, firmou uma amizade com Júlio. Os dois se conheceram na própria clínica, depois que Júlio foi convocado a fazer um estágio na área.

Como o estudante estava no 8º período do curso, dedicava-se aos cuidados com animais de grande porte e ia para a clínica poucas vezes durante a semana. A última ocasião em que esteve com Walesson e o restante da equipe foi no sábado, durante todo o dia. "O Júlio foi a pessoa mais alto astral que eu já conheci na vida. Parece que não tinha tempo ruim pra ele. Você pode notar nas fotos, um cara sempre sorridente. E ali não era somente nas fotos, era na vida. Tudo tava bom pra ele. Muitas vezes as pessoas começam a achar qualidades em pessoas depois que morrem. Porém, com o Júlio, não. Ele, de fato, foi uma pessoa de um coração muito bom, prestativo, não tinha preguiça de nada, fazia tudo com amor e dedicação", desabafa.

O amigo descreve Júlio em apenas uma palavra: alegria. "Com certeza, os momentos mais marcantes ao lado dele foram as brincadeiras. Aquelas vezes em que saíamos da clínica e íamos para a casa dele. Ficávamos conversando bastante e ele sempre fazia lanche", relembra.

A Upis decretou luto oficial de um dia pelas mortes dos quatro estudantes. "Alunos queridos que tivemos o privilégio de ter como nossos discentes do curso de medicina veterinária. À família, amigos, professores e colegas, desejamos paz, conforto e amor para superar esse momento de tristeza. A família Upis, enlutada, decreta luto oficial por um dia", frisou a instituição por meio de nota oficial.

Saiba quem são as vítimas

Júlio Araujo

Júlio Araújo
Júlio Araújo (foto: Reprodução redes sociais)

Uma das vítimas era Júlio Araújo, 22 anos, que pelas redes sociais gostava de mostrar o dia a dia do curso de medicina veterinária. Na última postagem, quatro dias antes do acidente, o estudante postou uma imagem se divertindo com uma lhama no hospital veterinário da faculdade.

Júlio fazia aniversário no dia 23 de outubro, tinha 22 anos e pelas redes sociais também não escondia as emoções e alegrias das viagens com a família. O último registro da ocasião foi na virada do ano ao lado dos pais e irmãos, em Salvador, Bahia. Como tantos outros jovens, Júlio também gostava de compartilhar registros em festas, especialmente de pagode.

Nas redes sociais de Júlio, amigos deixaram homenagens e comentários de conforto à família. "Que nosso bom Deus console o coração da sua família e de seus amigos. Que a alma de vocês possa descansar em Cristo Jesus! Vai fazer muita falta. Era um cara incrível", disse um seguidor. "Sempre será lembrado como um menino alegre que trazia alegria a todos ao seu redor, que Deus conforte o coração de toda a família e amigos", completou outro.

Gabriel Araújo

Gabriel Araújo, estudante de medicina veterinária morto em acidente de trânsito
Gabriel Araújo, estudante de medicina veterinária morto em acidente de trânsito (foto: Arquivo pessoal)

Assim como os colegas, Gabriel, de 21 anos, deixava explícito nas redes sociais o orgulho pelo curso de medicina veterinária. Mais discreto no ambiente virtual, além da graduação, o estudante trabalhava no Rancho JGA — que realiza aluguel de baias para cavalos. Gabriel, fazia aniversário no dia 18 de fevereiro e tinha 21 anos.

Na última postagem dele no Instagram, onde mostrava um procedimento clinico veterinário, amigos deixaram mensagens de carinho: "Nunca será esquecido, irmão", escreveu um amigo. "Vai em paz, meu brother", completou outro.

Ivan Andrade

Ivan Andrade
Ivan Andrade (foto: Arquivo pessoal)

Com personalidade extrovertida, Ivan, de 23 anos, não escondia a alegria dos momentos de lazer ao lado dos amigos. O jovem tinha as redes sociais cheias de registros com animais e se divertindo em meio à natureza — além, é claro, de imagens sobre o dia a dia da graduação em medicina veterinária. Ivan morava em Sobradinho e frequentou o Instituto Federal de Brasília (IFB).

O estudante postava fotos com a família, amigos e participando de grupos de igreja. Na sua última publicação pelo Instagram, feita no dia 9 de maio, amigos deixaram mensagens de saudades e homenagens a Ivan: "Fique em paz, meu parceiro, você é meu sangue, é meu parceiro, é meu irmão. Estávamos afastados, mas é por que a vida era assim, outros corres, outras metas, mas sempre que nós nos víamos era total respeito, eram papos massa. Te considero mais que um primo, mano, só é uma pena que a gente espera que aconteça algo para falar, para demonstrar o sentimento. Fique em paz e olhe nossa família daí de cima", comentou um familiar.

João Pedro Martins

João Pedro Martins
João Pedro Martins (foto: Arquivo pessoal)

Mesmo discreto nas redes sociais, João Pedro também gostava de compartilhar o dia a dia no curso de medicina veterinária e na fazenda, principalmente com fotos de cavalos.

Pelas redes, os colegas também mandaram mensagens de força para a família e amigos. "Poxa que tristeza, tive o prazer de conhecer, e que menino de coração bom. Que Deus console o coração dos familiares", apontou um colega. "Não dá para acreditar! Quanta tristeza! Que Deus conforte o coração de todos", comentou outro.

Investigação

O acidente ocorreu no Povoado de Córrego Rico, em Planaltina (GO). Os jovens estavam em um Renault Sandero Branco. Ao Correio, o delegado à frente do caso, Yasser Yassine, afirmou que no local não havia marcas de frenagem, o que indica que, possivelmente, o motorista perdeu a direção do veículo. "Os corpos foram removidos e a causa da morte foi por afogamento", informou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado e fez o resgate das quatro vítimas. O carro estava submerso na água. De acordo com o delegado, um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.

Colaborou Helena Dornelas

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação