A sétima Semana Global de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi encerrada nesta terça-feira (23/5), na Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) com uma mesa redonda. O tema da edição deste ano foi Repensar a mobilidade para a segurança no trânsito.
Durante o evento foi destacado a necessidade do governo e a sociedade repensarem a maneira como os sistemas de transportes são planejados para garantir uma mobilidade sustentável. Além disso, o debate foi um momento importante para falar sobre os índices de segurança, o número de ocorrências e acidentes com gravidade e fatais que vêm preocupando a ONU. Por isso, a instituição está repensando um modelo de mobilidade que atinja todos os grupos populacionais.
- Maio Amarelo completa dez anos de conscientização sobre segurança no trânsito
- Governo divulga nas redes sociais conduta de trânsito para o Túnel Rei Pelé
De acordo com o especialista em segurança viária Victor Pavarino o debate serve de reflexão para que toda a sociedade aposte em uma mobilidade sustentável fortalecendo toda a população e não apenas os grupos prioritários. "Esse é o momento de toda sociedade passar pelo fator de agregação e convívio. Precisamos pensar em uma forma sustentável e integrada que atenda a todos", ressaltou.
Necessidade de participação popular
O deputado distrital Max Maciel (PSol), presidente da Comissão de Transporte da Câmara Legislativa do DF, destacou que o planejamento viário de mobilidade do DF não inclui a participação popular, sendo que o pedestre enfrenta os desafios diários do trânsito. O deputado ainda defendeu que os cidadãos precisam se colocar como agentes transformadores para mudar o atual cenário que atende apenas um grupo social. "Nós vivemos um recorte social de desigualdade, é preciso diminuir os privilégios de grupos e pensar no todo. Os moradores do DF precisam de uma mobilidade de qualidade", afirmou.
Para o deputado, não adianta o governo investir milhões em obras se não pensar em um meio de transporte coletivo que ofereça conforto, qualidade de vida e saúde para a população. Ele disse que, como presidente da Comissão de Transporte da CLDF, vai pesquisar toda a legislação sobre trânsito. "Vou verificar tudo que pode ser feito e atualizado, vamos fiscalizar e propor ao órgãos do governo que ao tomar as medidas, envolvam toda sociedade", disse Max Maciel.
Também presente na mesa redonda, a jornalista do Correio Braziliense Adriana Bernardes frisou a importância do comprometimento da imprensa com a cobertura relacionada à mobilidade segura e a necessidade de qualificação dos profissionais para a cobertura. "Este é um tema complexo, que envolve diferentes setores da sociedade, assim como as consequências do modelo atual são diversas".
A jornalista lembrou ainda como o papel da imprensa, em especial do Correio Braziliense, na campanha Paz no Trânsito, até hoje referência na capital por meio do respeito à faixa de pedestres.
A chave para evitar mortes e acidentes no trânsito passa por projetar as ruas com foco na vida humana, de acordo com Michelle Andrade, coordenadora do programa de pós-graduação em transportes da UnB. "É preciso ampliar essa discussão e um dos principiais caminhos é a iniciativa dos meios de comunicação para que esse cenário seja visto de outra maneira", avaliou. A acadêmica ainda frisou: "É necessário pensar em todos os fatores no aspecto do deslocamento, porque é isso que adoece e mata as pessoas".
Marcos Daniel dos Santos, diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do Ministério das Cidades, enfatizou que esse é o momento de ampliar discussões sobre os desafios da mobilidade urbana viária na formação desde a arquitetura, trazendo o tema para a sociedade.
Saiba Mais
- Cidades DF Maio Amarelo completa dez anos de conscientização sobre segurança no trânsito
- Cidades DF Acidente entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas em Planaltina
- Cidades DF Acidente de trânsito deixa três mortos na BR-251, em São Sebastião
- Cidades DF Colisão entre moto e caminhão deixa uma pessoa ferida no Lago Sul
- Cidades DF Colisão entre van e moto na BR-251 deixa duas pessoas feridas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.