BUQUÊ A CÉU ABERTO

Girassóis às margens da BR-251 tornam o local parada obrigatória

A floração de girassóis no caminho de Unaí (MG) chama a atenção de quem passa por ali e muitos param para admirar a paisagem e fazer o registro fotográfico

Naum Giló
postado em 20/05/2023 06:00 / atualizado em 20/05/2023 08:03
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Na época da estiagem, os girassóis aproveitam para desabrocharem e mostrarem toda sua beleza para o mundo. Os motoristas que vão em direção a Unaí (MG) são surpreendidos por esses espécimes que começam a se abrir. Majestosos, os girassóis cercam a feira AgroBrasília, no KM5 da BR-251. O local passou a ser ponto de parada obrigatória para condutores que querem tirar fotos ou apenas contemplar o espetáculo da natureza.

No caso dos noivos Thalita Teixeira Sales, 24, e Adão Gomes Alkmim, 27, o momento é mais do que o registro de um momento do dia a dia. Junto a uma equipe de fotógrafos, o casal, que vai oficializar a união em julho, estava tirando as fotos do pré-casamento na tarde de ontem. "Ele pediu minha mão com um buquê de girassóis. Na hora de escolher o local para as fotos, a gente só falou que queria em uma plantação. E, por coincidência, acabamos aqui", conta a noiva.

Uma das profissionais da equipe, Thalita Alves, 37, revela que o período em que os casais mais procuram a região para registrar a união vai de maio a julho. "Eles adoram fazer fotos aqui, porque foge do óbvio da arquitetura modernista de Brasília", avalia a fotógrafa especializada em casamentos.

Flores

Para estarem floridos nesta época do ano, os girassóis precisam ter o plantio calculado para que o momento mais vicejante das flores coincida com os dias em que acontece a Feira AgroBrasília. A edição deste ano vai de 23 a 27 de maio. Os girassóis às margens da BR-251 são plantados para chamar a atenção para o evento, realizado anualmente.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Distrito Federal não tem produção de girassóis relevante para a indústria. O motivo é que a semente é muito leve para transporte e não compensa para o produtor, em questão de logística. Há plantações de girassóis para fabricação de óleos em Ipameri, Rio Verde, Cristalina e Itumbiara, todos municípios de Goiás.

Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) mostram que a área de plantio de girassóis diminuiu de 0,270 hectare, em 2021, para 0,150, no ano passado. 

  • 19/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Girasol nas margens da DF 130 próximo ao PADF. Casal Thalita Teixeira e Adão Gomes. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 19/05/2023. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Girasol nas margens da DF 130 próximo ao PADF. Casal Thalita Teixeira e Adão Gomes. Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Significado

O girassol, de nome científico Helianthus annuus, é uma planta originária da América do Norte e possui a particularidade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule posicionando a flor na direção do sol durante a fase de amadurecimento. Quando o talo da planta deixa de crescer, o girassol fica parado em direção ao oriente. A flor significa felicidade e sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, entusiasmo, vitalidade e lealdade, refletindo a energia positiva que emana do sol.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação