O brasiliense já pode começar a tirar os casacos do armário. De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional, as temperaturas podem chegar a menos de 10°C devido a uma massa de ar frio de origem polar. Nesta quinta-feira (18/5), os termômetros registraram 10°C, a menor temperatura desde o início de 2023 no Distrito Federal.
“Estamos atentos e podemos enviar alertas via SMS, caso seja necessário. Ressaltamos a necessidade de maior atenção com idosos e crianças e reforçamos a importância da população participar de campanhas de doações e arrecadação de agasalhos, cobertores e itens de proteção do frio, como luvas e toucas”, ressalta o coordenador de Operações da Defesa Civil, Gabriel Motta de Carvalho.
O coordenador refere-se às campanhas de arrecadação de agasalhos que estão sendo realizadas, como a do Governo do Distrito Federal (GDF) e da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). As doações podem ser entregues em todos os batalhões.
Para se cadastrar no serviço de alertas via SMS da Defesa Civil, basta enviar o CEP para o número 40199.
Saiba Mais
- Cidades DF General diz à CPI que nenhuma instituição declarou acampamento ilegal
- Cidades DF Três integrantes de facção criminosa são presos por tráfico de drogas
- Cidades DF Homem é preso em flagrante ao vender drogas próximo ao Hospital de Base
- Cidades DF General diz à CPI que ligou para Lula e recebeu orientação na noite de 8/1
- Cidades DF General diz à CPI que golpistas foram dormir após cerco do Exército no QG
Orientações
A Defesa Civil orienta que a população tenha atenção especial com crianças, idosos e pessoas doentes. Confira a lista de instruções:
- Mantenha-se agasalhado. Proteja também as extremidades do corpo, use toucas e luvas.
Beba bastante líquido. - Evite manter os ambientes muito fechados. Mantenha sua casa e local de trabalho limpos e arejados. Previna-se contra doenças respiratórias.
- Procure agasalhar seu animal de estimação. Considere o uso de roupas de proteção. Abrigue-o em relação ao vento. Forre adequadamente o local de dormir.
- Seja solidário. Doe agasalhos e cobertores para quem precisa. Carregue, se possível, esse material no carro. Encontrando alguém em situação de vulnerabilidade, faça a sua parte.
- Se precisar permanecer ao ar livre, proteja-se do vento.
- Em caso de necessidade, acione os serviços de emergência.
Com informações da da Defesa Civil/SSP-DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.