Gastronomia

Após dois fins de semana, festival Taste se despede da capital

Brasilienses aproveitaram o Dia das Mães para conferir o festival que reuniu o melhor da culinária local

Pedro Ibarra
postado em 15/05/2023 06:00 / atualizado em 15/05/2023 06:53
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Um dos maiores festivais gastronômicos do mundo teve Brasília como base nos últimos dois fins de semana. O Taste Festival reuniu, no Pontão do Lago Sul, 15 dos melhores empreendimentos da gastronomia local, e convidados de relevância nacional, para que famílias pudessem provar, tanto os principais pratos de chefs renomados como receitas exclusivas.

Ontem, o evento se despediu da cidade com expectativa, a ser confirmada, de ter recebido mais de 20 mil visitantes, superando as 15 mil do ano passado, na primeira edição. "O público aderiu muito mais. Não só em ingresso, mas o evento está bem cheio, nos dois finais de semana", conta Gustavo Oliveira, diretor do Taste. Ele comemora uma segunda edição que elevou a qualidade da primeira. "Super sucesso este ano. Foi acima das expectativas, mais público do que eu imaginava, tudo bastante cheio, as pessoas aprendendo muita coisa. Com certeza vamos voltar", comemora.

Nesta edição, empreendimentos como Aroma, Bloco C, Teta Cheese Bar e Ouriço dividiram os stands com um convidado especial. O restaurante paulista Aizomê estreou em solo brasiliense trazendo o olhar da chef Telma Shiraishi sobre a culinária japonesa. "Eu não conhecia Brasília. Fiquei encantada com a cidade e a recepção dos brasilienses. É um privilégio estar aqui em frente a esta paisagem, tanta natureza e ainda mais com tanta gente tão receptiva", elogia Telma, destacando que a parceria trouxe bom resultado. "Foi muito surpreendente como foi positivo o retorno.

O Taste começou em Londres, em 2004, e se faz presente em 13 cidades pelo mundo. De acordo com Luiz Américo Camargo, crítico gastronômico e curador do evento desde a primeira edição em São Paulo, em 2016, Brasília não fica para trás em qualidade para nenhum dos outros lugares que incluem Paris, Roma, Amsterdã e até Dubai. "O que me atrai em Brasília, e tornou-se motivo para escolha da cidade, é a restauração madura, com restaurantes muito profissionais, um segmento muito desenvolvido e pessoas muito interessadas", explica o profissional que há cinco anos estuda a cena gastronômica local. "Sou suspeito para falar, mas acho que estamos do nível dos Tastes mundiais", conclui.

Dia das Mães

O encerramento das operações do Taste calhou de bater com uma das datas mais disputadas por vagas nos restaurantes da cidade. Então, as mamães levaram as famílias para comemorar no espaço. "Muito legal. Um ambiente bem família, agradável, com música boa e comida melhor ainda, o serviço também está ótimo. Acho que tivemos uma excelente ideia em comemorar o Dia das Mães aqui", diz Yvi de Oliveira, 38 anos, nutricionista que há dois anos trabalha com moda infantil. Ela se juntou com mais três famílias de amigos par a comemorar o dia especial. "O evento tem muita opção, está tudo muito gostoso e é um lugar bem familiar. Serviu muito o propósito que a gente procurou hoje", complementa o dentista Alberto Rodrigues, 43 anos, que também fez parte das comemorações com o grupo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação