Ainda em tempo, alguns filhos foram às lojas, neste sábado (13/5), e lotaram shoppings do Distrito Federal para procurar o presente perfeito para o Dia das Mães, celebrado no domingo (13/5). O Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista) avalia que o pico das vendas será entre os dias 10 e 13 de maio. O comércio funcionará na data de comemoração para atender os consumidores.
Os amigos Heloisa Gomes e Marcelo Almeida, ambos de 27 anos, deixaram para garantir os presentes das mães neste sábado. "Com a correria da semana, acaba ficando difícil", explica a recepcionista. Ainda sem certeza, ela acredita que comprará uma bolsa. "Estou procurando. Ela gosta de bastante coisa, que será um bom presente", comenta a moradora de São Sebastião.
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O comércio do Distrito Federal tem expectativa de crescimento geral nas vendas de 22,5%, de acordo com o Instituto Fecomércio. Segundo as pesquisas, cerca de 75% dos lojistas esperam vendas maiores neste ano em comparação com 2022, quando o percentual chegou a 57%. Além disso, os consumidores também estão animados com a data, sendo que 73,8% indicam intenção de presentear.
Os filhos também pretendem gastar mais com os presentes neste ano. A Fecomércio/DF aponta que a previsão de aumento no valor gasto com a compra é de 29%. Isso significa que, neste ano, a quantia que estão dispostos a pagar, em média, passou de R$ 174, em 2022, para R$ 226.
Marcelo Almeida comenta que os presentes estão caros e a expectativa é gastar em torno de R$200. "Se a gente for comprar algo ainda melhor, gasta por volta de R$300", destaca o auxiliar de limpeza. "É bom que o cartão já virou e o salário já caiu", brinca o também morador de São Sebastião. A dupla estava acompanha de mais duas amigas.
O Sindivarejista destaca que os presentes mais procurados pelos filhos serão roupas (29%), calçados (24%), perfumes (17%), flores (15%) e objetos para o lar (15%). O presidente do sindicato, Sebastião Abritta, explica que a data é a melhor depois do Natal e do Dia dos Namorados, em termos de vendas.
Além disso, uma pesquisa feita pelo sindicato também mostra que os cartões de crédito e débito responderão por 69% dos pagamentos nas lojas, tendo em vista que o consumidor quer um prazo maior para pagar as despesas.
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