Nesta segunda-feira (1º/5) é celebrado o Dia Internacional do Trabalhor, data comemorada no Brasil e em mais de 80 países. No Distrito Federal, eventos em diversos locais da cidade vão celebrar o dia marcado em memória de trabalhadores assassinados, após se manifestarem pela redução da jornada de trabalho, que era de 14 horas diárias, em 1886, em Chicago (Estados Unidos).
O Jardim Zoológico de Brasília contará com programação diferenciada. Além da visita a animais de praticamente todas as partes do mundo, o público contará com atividades recreativas, banda musical, DJs, atendimentos nas unidades móveis da Carreta da Mulher e Carreta da Odontologia. As atividades ocorrerão em diversos pontos do zoológico, entre 9h e 17h
Uma das principais entidades trabalhistas do país, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) celebrará a data na Praça da Feira Central de Ceilândia. Segundo o site da entidade, a escolha do local se deve pela grande concentração de trabalhadores na cidade, a mais populosa do DF, e pelo papel histórico desempenhado pelos ceilandenses na construção da capital. A região administrativa também é conhecida por ser um dos principais polos de movimentos sociais, da cultura, das artes e da resistência popular. A CUT fará, ainda, um ato político-cultural na ocasião, a partir das 10h, com apresentações do Trio K Entre Nós, Lídia Dallet e Samba da Guariba.
- GDF divulga calendário com feriados e pontos facultativos em 2023
- Grávida, tenente da PM prende homem suspeito de roubo
- UTI do Hmib é inundada por fortes chuvas; Carros foram cobertos pela água. Vídeo
Também tem shows no Teatro dos Bancários, na EQS 314/315, na Asa Sul. Apresentam-se a brasiliense Ellen Oléria e o cantor e compositor Paulinho Moska, a partir das 20h. Os bancários podem tirar o ingresso gratuitamente até 24 horas antes dos shows. A comunidade adquire a entrada no dia do evento, também de graça.
Outra opção para quem quer aproveitar o feriado serão os parques ecológicos espalhados pelo Distrito Federal. Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) todos funcionarão normalmente, com os seguintes horários:
- Parque Ecológico de Águas Claras, das 5h às 22h;
- Monumento Natural Dom Bosco, das 6h às 20h;
- Parque Ecológico do Lago Norte, das 6h às 18h;
- Parque Ecológico do Paranoá, das 6h às 18h;
- Parque Ecológico Península Sul das 6h às 22h;
- Parque Ecológico Três Meninas, das 7h às 18h;
- Parque Ecológico Olhos d'Água (portão principal fica aberto das 5h30 às 20h e os laterais das 6h às 18h).
Saiba Mais
- Cidades DF Rede de proteção proporciona cirurgia plástica a vítimas de violência doméstica
- Cidades DF Maioria das obras destruídas no 8 de janeiro já foi restaurada
- Cultura Único artista vivo com obras destruídas em 8 de janeiro expõe no DF
- Cidades DF Caso Klebim: Justiça determina que carro de luxo apreendido fique em "garagem"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.