Jornal Correio Braziliense

Chuva

Veja fotos e vídeos de alagamentos e carros ilhados no centro de Brasília

Vários pontos do Plano Piloto ficaram inundados. Garagem do 6º Batalhão da PM e corredor do HMIB foram invadidos pela água

As chuvas da tarde deste domingo (30/4) causaram alagamentos e carros ilhados na capital federal. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (PCDF), vários militares e viaturas foram deslocadas para regiões do Plano Piloto.

Na S3, da Asa Sul, um veículo ficou totalmente submerso e equipes da corporação atuaram na ocorrência. Na 210 Sul, três veículos de passeio ficaram ilhados e uma motocicleta ficou totalmente coberta de lama. Veja fotos.

Os militares também atenderam uma ocorrência na 610 Sul. Lá, um veículo SUV foi atingido pelo volume d’água. Além disso, foi registrado um alagamento dentro da garagem do 6º Batalhão de Polícia Militar, no Setor de Garagens e Manutenção Norte. O batalhão é responsável pelo policiamento da Esplanada dos Ministérios.

Segundo o CBMDF, outros pontos de alagamento foram registrados no Plano Piloto, mas estes foram considerados os mais impactantes. “Todas as pessoas resgatadas e auxiliadas pelas guarnições do CBMDF, não precisaram de atendimento médico/hospitalar especializado”, esclareceu a corporação.

Corredor do Hmib é inundado

As fortes chuvas da tarde deste domingo também alagaram o corredor da Unidade de Terapia Intensiva Materna (UTI) do Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib). Vídeo enviado ao Correio mostra que o local foi tomado por um grande volume de água, devido ao temporal. Do lado de fora, carros estacionados na frente do Hmib ficaram submersos.

Nas imagens, funcionários do hospital são vistos tentando retirar a água do espaço usando rodos. Devido à extensão da área, é nítida a dificuldade por parte dos trabalhadores. Em um grupo, uma funcionária diz, ainda, que "o local constantemente passa por manutenção e reformas, mas que a força da chuva foi grande".

Quem estava fora do prédio também acabou sendo prejudicado pela forte precipitação. O estacionamento da unidade ficou inundado e veículos que estavam no local ficaram submersos. As imagens mostram as pessoas lamentando os prejuízos.

Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, o atendimento aos pacientes da ala de UTI não foi interrompido (confira a nota ao final da matéria). Ao Correio, a direção informou que a parte interna do setor não foi prejudicado.

Orientações do CBMDF e Detran-DF

Em nota, o CBMDF orientou a população que evite o trânsito em locais de alagamentos conhecidos em chuvas intensas. Além do risco à integridade física, há um possível prejuízo aos bens materiais. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) também listou alguns pontos importantes em dias de chuva. Veja.

  • Faça revisão dos pneus, freios, limpadores e faróis do veículo;
  • Mantenha os pneus calibrados e evite frear quando cair em um buraco para diminuir o efeito do impacto;
  • Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros, deixando o ar circular pelo carro;
  • Reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo à frente;
  • Evite freadas ou mudanças bruscas, pois o acúmulo de água na pista pode provocar a aquaplanagem, que é quando os pneus perdem o contato com o asfalto;
  • Utilize sempre a luz de seta para indicar mudança de direção;
  • Em caso de enchente, abandone o veículo se o nível de água atingir o batente do carro, que pode começar a boiar.

Tags