Jornal Correio Braziliense

Diversidade

Festival promove atividades pautadas na inclusão da comunidade LGBTQIA+

O Festival Encontro da Diversidade ocorre entre os dias 2 e 16 de maio e tem entrada gratuita. Evento conta com oficinas virtuais a serem transmitidas pelo YouTube

Entre os dias 2 e 16 de maio, o Coletivo Arte e Cultura LGBTQIA+ realiza a 1ª edição do Festival Encontro da Diversidade, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O evento conta com oficinas virtuais que serão transmitidas pelo canal do YouTube do Arte e Cultura LGBTQIA+. No dia 6 de maio, de 12h às 21h, no Mercado Sul, em Taguatinga, o festival promove um encontro presencial recheado de atrações musicais e performances, além da presença de uma feira de economia criativa, idealizada a partir de vivências periféricas e empreendedorismo independente, criada pelo grupo Rata Brechós. A entrada é gratuita e doações de alimentos são bem-vindas.

O projeto é resultado da iniciativa Arte e Cultura LGBTQIA+, que tem como objetivo profissionalizar artistas periféricos do DF. “Como um dos resultados dos últimos quatro anos de trabalho, temos o Festival Encontro da Diversidade de Taguatinga, partindo de um recorte majoritariamente trans e PcD. O projeto reúne um recorte da identidade LGBTQIA+ do DF com convidados locais e nacionais nas diversas áreas do conhecimento científico e artístico cultural” diz Kai de Aquim, responsável pela coordenação geral do projeto.

As oficinas são realizadas por mestres, doutores, artistas e profissionais de acessibilidade e garantem emissão de certificado. Os interessados devem se inscrever até o dia 1° de maio, através do link disponibilizado na biografia do Instagram do projeto (@arteculturalgbt).

Confira a programação das aulas transmitidas pelo canal do Youtube:

02/5 - Sara Wagner: Transgeneridade e variabilidade para a vida (19h)

03/5 - Amiel Vieira: A intersexualidad como desafio de gênero (20h)

10/5 - Raphaely Vale: Capacitação em transcidadania e sexualidade (20h)

13/5 - Jonas Vale: Interseccionalidade e movimento anticapacitista (20h)

15/5 - Sophia Verona e Paris - Vivência trans no circuito cultural do DF (20h)


Programação do dia 6 de maio:

12h - Abertura

12h30 - Bate papo sobre mercado criativo no DF

14h30 - DiFérico (DiSouza MC)

15h - Casa de Onijá

15h30 - Show Brunetty

16h15 - Cristyle

16h40 - Senhora Teles

17h20 - Flor Furacão

18h - Débora Zimmer

18h30 - Rubens MC

19h - Dark e Covas Kamel

19h30 - Sophia Verona - Banda Miss Mestiza

Intervalos - Dj Kliff Afrik

Para mais informações acesse a página do Coletivo Arte e Cultura no Instagram (@arteculturalgbt)

 *Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel